A jovem Karina Shiray, de 16 anos de idade, foi o principal destaque feminino do Brasil no primeiro dia do WTT Contender Rio. A atleta paulista bateu a compatriota Maria Nascimento por 3 sets a 0 (11/3, 11/6 e 11/3) e conquistou a vaga na segunda rodada da chave de simples. O torneio acontece na Arena Carioca I, localizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A próxima adversária de Karina será a italiana Débora Vivarelli, número 94 do ranking mundial. O duelo ocorrerá nesta terça-feira (21), ainda sem horário definido. “No jogo de hoje eu sabia que tinha que fazer o meu melhor, tinha que colocar tudo na mesa que eu treinei até agora. E, assim, consegui ganhar. O jogo de amanhã sei que será difícil, nunca joguei com ela. Mas espero conseguir dar novamente o meu máximo na mesa, fazendo o meu melhor desempenho”, disse a brasileira.
Por outro lado, outras cinco mesatenistas brasileiras se despediram do torneio individual feminino nesta segunda-feira (20). Beatriz Kanashiro, Gabrielle Pincerato, Jessica Yamada, Lhays Stolarski e Mahayla Sardá perderam suas respectivas partidas e acabaram eliminadas.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Luca faz história e sete brasileiros seguem adiante no masculino
Entre os homens, sete brasileiros superaram seus adversários e se classificaram para a segunda rodada do qualificatório do WTT Contender Rio. No início do dia, Luca Kumahara derrotou o compatriota por 3 a 0 (11/3, 13/11 e 13/11) e se tornou o primeiro atleta transgênero a competir em um evento internacional de tênis de mesa. Agora, ele enfrentará o alemão Fan Bo Meng, precisando de mais duas vitórias para integrar à chave principal do evento.
Em outros jogos entre mesatenistas brasileiros, Joon Shim e Kim Iwasaki abriram vencendo Kenzo Carmo e Nicolas Nishimura, respectivamente. Na próxima rodada, seus adversários serão o porto-riquenho Daniel Gonzalez e o luxemburguês Luka Mladenovic. Mais tarde, Gustavo Tsuboi superou Thiago Pradella, enquanto Rafael Turrini bateu Danilo Toma. Ambos avançaram para encarar o finlandês Benedek Olah e o eslovaco Lubomir Pistej.
Já nos duelos contra estrangeiros, Allan Sarmento se classificou com uma vitória sobre o sul-coreano Cho Kijeong e, na segunda rodada, medirá forças contra o japonês Yuta Tanaka. Leonardo Iizuka superou o taiwanês Tzu-Yi Yang e se preparará para enfrentar o belga Adrien Rassenfosse. Felipe Doti e Lucas Romanski acabaram eliminados diante do italiano Andrea Puppo e do canadense Jeremy Hazin, respectivamente.
Quatro duplas mistas do Brasil avançam no Rio
Na chave de duplas mistas do torneio, quatro parcerias brasileiras superaram a rodada inicial da fase classificatória. Thiago Pradella/Lhays Stolarski, Felipe Arado/Beatriz Fiore, Eric Jouti/Mahayla Sarda e Henrique Noguti/Beatriz Kanashiro foram os atletas do Brasil classificados.
Thiago e Lhays venceram Lucas Romanski e Sofia Kano, também do Brasil, e enfrentarão os mexicanos Marcos Madrid e Arantxa Aceves na segunda rodada. Os adversários estrearam batendo os brasileiros Carlos Ishida e Karina Shiray. Felipe e Beatriz também avançaram com uma vitória sobre compatriotas: Hamilton Yamane e Lana Kano. Agora, eles medirão força com os japoneses Yuta Tanaka e Miyu Nagasaki, que derrotaram Joon Shim e Sabrina Miyabara, do Brasil.
Eric Jouti e Mahayla Sarda superaram os brasileiros Gabriel Caviquio e Jessica Prates e irão encarar na próxima fase os franceses Thibault Poret e Oceane Guisnel. A dupla europeia bateu os irmãos Abimael e Abigail Menezes, também do Brasil. Por fim, Henrique Noguti e Beatriz Correia despacharam os canadenses Edward Ly e Ivy Liao. Dessa forma, eles jogarão contra Yang Tzu-Yi e Chien Tung-Chuan, de Taipei Chinês, que estreou batendo os brasileiros Allan Sarmento e Gabrielle Pincerato.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa