8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Luca Kumahara faz história e vence estreia internacional

Luca Kumahara faz estreia em competições internacionais masculinas e avança no quali do WTT Contender Rio

Luca Kamahara, tênis de mesa, WTT Contender Rio
(Foto: Abelardo Mendes Jr./OTD)

Luca Kumahara fez história nesta segunda-feira (20) ao ser o primeiro atleta transgênero a competir em um evento internacional de tênis de mesa. Ele participou da primeira rodada do qualifying do WTT Contender do Rio de Janeiro, disputado na Arena Carioca 1 e venceu o também brasileiro Gabriel Caviquio, por 3 sets a 0 (11/3, 13/11 e 13/11).

Com o triunfo, Luca avançou para a segunda rodada do qualificatório, onde enfrentará o alemão Fanbo Meng, 131º colocado do ranking mundial. O duelo deve acontecer nesta terça-feira (21), em horário ainda indefinido. Em caso de vitória, o brasileiro precisará vencer mais uma partida para ser classificar para a chave principal do torneio.

“Fazer estreia hoje foi um passo muito importante para mim, uma coisa que eu estava bem ansioso. Estava tentando, acima de tudo, desfrutar desse momento. É uma coisa que eu esperei minha vida inteira, então de alguma forma não poderia ser uma experiência negativa. E para isso, eu sabia que tinha que jogar feliz, jogar solto dentro do possível”, falou Luca ao Olimpíada Todo Dia após a vitória.

O recomeço de Luca

Luca Kumahara iniciou seu processo de transição de gênero em setembro de 2022 e foi liberado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para participar de competições masculinas em agosto do ano passado. Sua estreia oficial aconteceu em dezembro, quando disputou o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, onde acabou derrotado ainda na estreia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O atleta, que esteve presente em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 na categoria feminina, perdeu todos os seus pontos dos rankings nacional e mundial quando passou a jogar no masculino. Assim, com a participação no WTT Contender do Rio de Janeiro, ele somou seus primeiros pontos neste recomeço e vai figurar no ranking mundial masculino pela primeira vez na atualização da próxima semana.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa