Luca Kumahara fez história nesta segunda-feira (20) ao ser o primeiro atleta transgênero a competir em um evento internacional de tênis de mesa. Ele participou da primeira rodada do qualifying do WTT Contender do Rio de Janeiro, disputado na Arena Carioca 1 e venceu o também brasileiro Gabriel Caviquio, por 3 sets a 0 (11/3, 13/11 e 13/11).
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Com o triunfo, Luca avançou para a segunda rodada do qualificatório, onde enfrentará o alemão Fanbo Meng, 131º colocado do ranking mundial. O duelo deve acontecer nesta terça-feira (21), em horário ainda indefinido. Em caso de vitória, o brasileiro precisará vencer mais uma partida para ser classificar para a chave principal do torneio.
“Fazer estreia hoje foi um passo muito importante para mim, uma coisa que eu estava bem ansioso. Estava tentando, acima de tudo, desfrutar desse momento. É uma coisa que eu esperei minha vida inteira, então de alguma forma não poderia ser uma experiência negativa. E para isso, eu sabia que tinha que jogar feliz, jogar solto dentro do possível”, falou Luca ao Olimpíada Todo Dia após a vitória.
O recomeço de Luca
Luca Kumahara iniciou seu processo de transição de gênero em setembro de 2022 e foi liberado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para participar de competições masculinas em agosto do ano passado. Sua estreia oficial aconteceu em dezembro, quando disputou o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, onde acabou derrotado ainda na estreia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O atleta, que esteve presente em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 na categoria feminina, perdeu todos os seus pontos dos rankings nacional e mundial quando passou a jogar no masculino. Assim, com a participação no WTT Contender do Rio de Janeiro, ele somou seus primeiros pontos neste recomeço e vai figurar no ranking mundial masculino pela primeira vez na atualização da próxima semana.