Previamente classificado por ser o atual 20o. colocado do ranking mundial, Hugo Calderano não terá a companhia de nenhum compatriota na chave de simples do Aberto da Hungria, torneio que inaugura a temporada 2017 do circuito mundial de tênis de mesa. Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro e Vítor Ishii no masculino, além de Lin Gui no feminino, tentaram vaga no qualifying, mas não conseguiram a classificação. Quem obteve êxito foi a parceria formada por Matsumoto e Ishii, que vai se juntar aos pré-classificados Calderano e Tsuboi na chave principal de duplas em Budapeste.
Quem chegou mais perto de conseguir a classificação para a chave de simples do Aberto da Hungria foi Thiago Monteiro. Depois de passar da fase de grupos com duas vitórias por 4 a 0 Ming Han Maxxe Tay, da Cingapura, e Sanil Shetty, da Índia, ele derrotou na primeira partida eliminatória o francês Paul Gauzy por 4 a 1. Bastava mais uma vitória para que mesatenista pudesse se juntar a Hugo Calderano na chave principal, mas ele acabou derrotado pelo eslovaco Yang Wang por 4 a 2.
Cazuo Matsumoto e Vitor Ishii também venceram seus grupos na primeira fase do qualifying, mas acabaram eliminados na primeira partida deliminatória. Matsumoto passou pelo russo Lev Kazman (4 a 2) e pelo austríaco David Serdaroglu (4 a 1), mas caiu diante do mexicano Marcos Madrid num emocionante 4 a 3. Já Ishii passou pelo francês Jeremy Petiot (4 a 2) e pelo belga Florent Lambiet (4 a 1) e também foi eliminado numa partida de sete sets pelo português João Geraldo.
A pior participação foi a de Gustavo Tsuboi, que não conseguiu passar da fase de grupos. Depois de vencer o sérvio Vladimir Radonijic por 4 a 1, ele caiu para o sueco Simon Berglund por 4 a 3. A campanha foi a mesma de Lin Gui no feminino. A brasileira venceu a italiana Thi Hong Loan Le por 4 a 0, mas perdeu da russa Ekaterina Guseva por 4 a 1.
A pele dos brasileiros no qualifying foi salva por Vítor Ishii e Cazuo Matsumoto nas duplas. Com vitórias sobre os eslovenos Deni Kozul e Tom Sfiligoj por 3 a 1 e sobre a parceria formada pelo grego Panagiotis Gionis e o eslovaco Yang Wang também em quatro sets, eles vão se juntar a Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, vencedores do major da Suécia no ano passado, no torneio de duplas do Aberto da Hungria. No feminino, Lin Gui jogou ao lado de Sarah De Nutte, de Luxemburgo, e foi derrotada logo de cara pela polonesa Natalia Bajor e pela bielorrussa Daria Trigolos por 3 a 0.
Depois de dois dias de qualifying, o Aberto da Hungria começa para valer nesta quinta-feira. A participação brasileira começa às 09h30 no horário de Brasília com o duelo de duplas entre Vítor Ishii e Cazuo Matsumoto contra Chien-An Chen e Chih-Yuan Chuang, de Taipé. No mesmo horário, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi estreiam contra os suecos Harald Andersson e Simon Arvidsson.
Hugo Calderano só entra em ação no torneio de simples do Aberto da Hungria às 16h30. O brasileiro terá pela frente Tianyi Jiang, de Hong Kong.