8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Duas medalhas já estão garantidas no Aberto de Montenegro

Lucas Arabian e Sophia Kelmer passaram pela fase de grupos, avançaram às semifinais e asseguraram um lugar no pódio

Sophia Kelmer com a raquete na mão no tênis de mesa do Parapan de Santiago-2023
Sophia Kelmer (Cris Mattos-CPB)

O Brasil já garantiu, ao menos, dois lugares no pódio do Aberto Paralímpico de tênis de mesa em Montenegro. Nesta quarta-feira (1), primeiro dia de competição, seis mesa-tenistas brasileiros passaram pela fase de grupos e avançaram às eliminatórias. Desse grupo, Lucas Arabian e Sophia Kelmer se classificaram para as semifinais e, dessa forma, asseguraram o bronze em caso de derrota. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Lucas Arabian garantiu vaga nas semifinais da classe 5 masculina após ficar com a segunda colocação de seu grupo somando duas vitórias e uma derrota. Valendo vaga na final, o 14º colocado do ranking joga contra o alemão Valentin Baus, líder do ranking da classe. O duelo acontece às 5h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (2). Em caso de vitória ele joga a final às 8h35. 

A segunda medalha garantida no Aberto Paralímpico de Montenegro veio na classe 8 feminina com Sophia Kelmer. Ela se classificou para as semifinais após fechar a fase de grupos de maneira invicta, com duas vitórias. O duelo que vai definir a vaga na decisão é às 9h30. A brasileira ainda aguarda sua adversária, que vem do confronto entre Eva Kuts e a francesa Lucie Hautiere.

Brasileiros no mata-mata

Israel Stroh e Paulo Salmin avançaram às fases eliminatórias da classe 7 masculina. Paulo vai à mesa para enfrentar o irlandês Patrick Vaughan pelas oitavas de final. Em seguida, será a vez de Israel jogar contra Daniil Odoevskiy pelas quartas de final. 

Após avançar na fase de grupos na classe 8, Jean Mashki joga pelas oitavas de final contra o espanhol Ricard Ruiz. Ao mesmo tempo, Lucas Carvalho vai entrar em ação pelas quartas da classe 9 contra o belga Laureans Devos.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia