Hugo Calderano fez uma grande partida contra o chinês Wang Chuqin, líder do ranking mundial de tênis de mesa, mas acabou derrotado nesta quinta-feira (18). O brasileiro, que é o número 7 do mundo, perdeu por 4 sets a 2 (9/11, 11/9, 7/11, 11/4, 11/8 e 13/11) e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo de Macau.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês no Challenger de São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Hugo e Chuqin protagonizaram um duelo de alto nível, que teve muitos ralis e belas jogadas. Os três primeiros sets foram acirrados e decididos no detalhe. O brasileiro impôs um bom volume no primeiro set e levou a melhor em 11/9. Em seguida, foi a vez de Chuqin devolver o placar e fechar a segunda pacial. No terceiro set, Calderano encaixou forehands precisos e ganhou por 11/7.
A partir de então, o cenário da partida mudou. Chuqin dominou todo o quarto set e venceu por 11/4, empatando o duelo outra vez. Já na quinta parcial, Calderano chegou a abrir 4/2 de frente, mas o chinês passou a frente e ganhou por 11/8. O equilíbrio voltou a tomar conta do sexto set. Os atletas trocaram pontos até o fim. Hugo salvou três match points, mas Chuqin fechou em 13/11.
Fim da campanha
Com a vitória, o chinês se classificou para as quartas de final, onde enfrentará o sul-coreano Jang Woojin (12º). Dos oito atletas ainda vivos na chave masculina, há sete asiáticos – sendo quatro chineses – e o sueco Anton Kallberg. Rivais diretos de Hugo na briga pelo top-4 do ranking olímpico, o francês Felix Lebrun e o taiwanês Lin Yun-Ju caíram nas oitavas de final assim com o brasileiro.
Antes de enfrentar Wang Chuqin nas oitavas de final, Hugo Calderano havia vencido o australiano Finn Luu e o dinamarquês Anders Lind, ambos por 4 sets a 0, e ficou em primeiro lugar no grupo 8 da Copa do Mundo de Macau. Assim, o brasileiro fecha sua campanha com duas vitórias e uma derrota. Ele ganhou 30 pontos no ranking mundial, mas permanecerá em sétimo lugar.
Além de Hugo, o Brasil contou com Bruna Takahashi na Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau. Ela venceu um jogo na fase de grupos e empatou outro, não avançando às oitavas de final. O próximo compromisso deles e dos demais principais mesa-tenistas brasileiros do circuito mundial será no Smash da Arábia Saudita, a partir de 1º de maio.