Hugo Calderano estreou com vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, nesta segunda-feira (15). O brasileiro, que é o número sete do mundo, venceu Finn Luu, australiano de 19 anos que é o 55º colocado do ranking mundial, por 4 sets a 0 (11/9, 11/5, 11/2 e 11/5). Seu próximo compromisso será contra o dinamarquês Anders Lind, ainda pela fase de grupos.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Calderano teve dificuldades no primeiro set, que foi marcado por bastante equilíbrio, mas depois deslanchou na partida. O brasileiro chegou a ter 8/6 contra na parcial inicial, mas conseguiu a virada para 11/9. Nos três sets seguintes, ele tomou as rédeas do placar desde o início e permaneceu na dianteira até o fim, vencendo por 11/5, 11/2 e 11/4, respectivamente.
Sobre a Copa do Mundo
Organizada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), a Copa do Mundo de Macau tem um formato diferente dos eventos do circuito mundial: os 48 atletas participantes estão divididos em 16 grupos de três. Os mesa-tenistas jogam entre si na primeira fase, cujas partidas acontecem em quatro sets (podendo haver, inclusive, empate em 2 a 2).
As classificações finais do grupo virão com base na proporção de vitórias e derrotas em sets e, em seguida, se necessário, em pontos. Somente o vencedor de cada grupo se classifica para o mata-mata da competição, que seguirá até o próximo domingo, 21 de abril. O campeão ganhará 1.500 pontos no ranking mundial.
Hugo está no grupo 8 da Copa do Mundo e, com a vitória sobre Finn Luu, deu um passo importante para se classificar para a próxima fase. Seu próximo compromisso será contra o dinamarquês Anders Lind (32º), em jogo que ocorrerá na quarta-feira (17). Antes disso, Lind jogará contra Luu nesta terça. Caso Hugo chegue nas oitavas de final, assegurará cem pontos no ranking mundial.
Mais Brasil
Além de Hugo Calderano, o Brasil conta com Bruna Takahashi na Copa do Mundo de Macau. Número 19 do ranking mundial de tênis de mesa feminino, ela vai estrear nesta terça-feira (16), às 03h30 (horário de Brasília), contra a camaronesa Sarah Hanffou. Em seguida, a brasileira enfrentará a sul-coreana Joo Cheonhui, que também integra o grupo 15.