Hugo Calderano está em Macau, na China, desde a última sexta-feira (12) para a disputa da Copa do Mundo, que começa nesta segunda-feira (15). Apesar da distância, o mesatenista continua com objetivo de popularizar o tênis de mesa no Brasil. Por meio da Metodologia Hugo Calderano by FitPong (MHC), o atleta deu mais um passo para isso no sábado (13) com o lançamento da parceria com o Colégio Maple Bear do Sudoeste, em Brasília-DF.
Diversão e criatividade
A apresentação do tênis de mesa aos alunos aconteceu durante a Family Day, festa do calendário escolar com a participação dos familiares. “Montamos uma estrutura com cinco mesas de tamanho oficial e duas mini mesas. Fizemos duas atividades: Desafio do Saque e Rebatida ao Alvo. Na primeira, a pessoa tinha que devolver o saque do professor. Já na segunda, o participante tinha que acertar o alvo”, explicou Jorge Vieira, treinador de tênis de mesa e responsável pela gestão da MHC.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
No exercício em que o objetivo era acertar o alvo, os convidados rebateram a bolinha com backhand de duas mãos, golpe, no tênis de mesa, criado por Hugo Calderano. Além dos desafios, a MHC disponibilizou mesas para jogos livres. “Muitos pais jogaram com seus filhos, assim como entre eles também. A interação com o público foi ótima. Desde o começo até o fim, o movimento praticamente não parou. Achei interessante crianças, adolescentes, adultos e idosos brincando e tudo ao mesmo tempo”, completou Jorge Vieira.
E, para finalizar, o representante de Hugo Calderano na MHC ficou satisfeito com o resultado. “Acho que entregamos o principal no evento. Sem dúvida nenhuma, o pilar da diversão esteve muito presente. Diria que o da criatividade também, pois vi muitas empunhaduras diferentes”. Além de diversão e criatividade, a MHC tem como princípios fundamentais a liberdade e a disciplina. Esse método de ensino foi inspirado na trajetória e experiência de Hugo Calderano e, ao longo dos anos, foram a base de sua evolução no tênis de mesa.
Inclusão e acessibilidade
A Maple Bear considera o esporte uma ferramenta importante para a educação. “O esporte oferece uma variedade de benefícios físicos, mentais e sociais para os alunos. Promove a saúde física, o desenvolvimento social e emocional, hábitos saudáveis e o desempenho acadêmico. Participar de esportes ensina habilidades importantes, como trabalho em equipe, liderança, comunicação eficaz, respeito pelos outros e cooperação”, explicou Andrea Garcia, coordenadora do After School e de Educação Física da Maple Bear Sudoeste.
“O esporte pode ajudar a desenvolver resiliência, autoconfiança e autoestima. Os alunos aprendem a lidar com derrota e a celebrar o sucesso. A participação regular pode ajudar a desenvolver hábitos como escolhas alimentares saudáveis, manter-se ativo e evitar comportamentos prejudiciais à saúde. E pode ensinar também habilidades como disciplina e gerenciamento do tempo e foco”, completou a coordenadora.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, Andrea Garcia explicou a escolha pela modalidade. “Escolhemos o tênis de mesa para enriquecer nosso programa uma vez que traz todos esses benefícios citados anteriormente e ainda mais a inclusão e a acessibilidade”, concluiu a coordenadora.