8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano é vice-campeão do WTT Champions Incheon

Calderano perde para Liang Jingkun por 4 a 1 e encerra melhor campanha da carreira com o vice no WTT Champions Incheon

Hugo Calderano em ação no WTT Champions Incheon de tênis de mesa
(Foto: WTT)

Fim da melhor campanha de Hugo Calderano no circuito mundial de tênis de mesa. O brasileiro perdeu para o chinês Liang Jingkun, número três do mundo, por 4 sets a 1 (11/6, 6/11, 11/8, 11/7 e 11/5), na manhã deste domingo (31), e ficou com o vice-campeonato do WTT Champions de Incheon, na Coreia do Sul. Com isso, ele somou 700 pontos e pode voltar à sétima colocação do ranking mundial.

Hugo fechou sua trajetória em Incheon com quatro vitórias e uma derrota. Esta foi sua melhor campanha no circuito porque, em um só evento, ele superou dois top-5 do mundo: o francês Felix Lebrun (5º), sensação do circuito, e a lenda chinesa Fan Zhendong (2º). Além disso, bateu Shunsuke Togami, bicampeão japonês, e Alexis Lebrun, atual tricampeão francês.

Hugo Calderano com o dedo apontado para cima em partida contra Liang Jingkun
Hugo fez sua melhor campanha no circuito mundial de tênis de mesa (Foto: WTT)

Na decisão, Hugo foi superado em cinco sets por Liang Jingkun, que já havia derrotado o compatriota Ma Long na semifinal. O chinês venceu o primeiro set e o brasileiro descontou na sequência. A partir de então, o roteiro das derrotas de Hugo nas parciais foi o mesmo: ele abriu vantagem no início e tomou a virada. No quinto set, aliás, o brasileiro teve 5/2 e sofreu nove pontos seguidos.

Atualmente na oitava colocação do ranking mundial, Calderano ganhou 700 pontos com a campanha em Incheon e deve subir uma posição na classificação. No ranking olímpico, que define os cabeças de chave para Paris-2024, ele aparece em quinto lugar. O brasileiro precisa atingir o top-4 para “fugir” dos chineses até, no mínimo, as semifinais nos Jogos Olímpicos.

Como foi a final

Liang Jingkun teve um início melhor de partida, aplicando bons golpes e muitas variações, o que acabou gerando erros forçados de Hugo Calderano. O chinês dominou o placar durante todo o primeiro set e conseguiu a vitória em 11/6. Na segunda parcial, os papéis se inverteram. Hugo foi quem tomou a iniciativa dos pontos e conseguiu abrir vantagem na reta final até “devolver” o 11/6.

Hugo Calderano em ação, fazendo careta perto da mesa, no WTT Champions Incheon
Hugo Calderano sofreu virada nos três últimos sets (Foto: WTT)

Calderano manteve o ímpeto no início do terceiro set e chegou a abrir 4/2 de vantagem. No entanto, sofreu cinco pontos seguidos e viu o Jingkun passar a frente em 7/4. Hugo ainda cortou a diferença para um ponto, mas o chinês foi eficaz no fim e venceu por 11/8. Dessa forma, Jingkun voltou a frente do placar com 2 sets a 1 de vantagem.

Assim como aconteceu na parcial anterior, Calderano chegou a abrir 4/2 de frente no quarto set e sofreu cinco pontos seguidos. O brasileiro encostou no placar outra vez, mas não conseguiu a virada, perdendo por 11/7. Já no quinto set, Hugo até teve 5/2, mas sofreu nove pontos seguidos e acabou derrotado em 11/5, ficando com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa