Gigantesco! Hugo Calderano derrotou o chinês Fan Zhendong, atual bicampeão mundial, por 4 sets a 2 (11/6, 11/8, 11/9, 6/11, 8/11 e 11/5), na manhã deste sábado (30), e avançou à final do WTT Champions de Incheon, na Coreia do Sul. O brasileiro fez uma grande partida e dominou a maior parte dos pontos contra uma das maiores lendas do tênis de mesa mundial. Na decisão, ele vai enfrentar outro chinês: Ma Long ou Liang Jingkun.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Esta foi a segunda vitória de Hugo Calderano diante do vice-campeão olímpico Fan Zhendong, atual vice-líder do ranking mundial e cabeça de chave número um em Incheon. A primeira vez que o “Thrill From Brazil” havia batido a lenda chinesa havia sido no ITTF World Tour Grand Finals de 2018, que também aconteceu em Incheon. Considerando o histórico geral, agora são duas vitórias de Hugo contra seis de Fan.
Pelo WTT Champions de Incheon, Hugo Calderano agora vai enfrentar o vencedor do confronto entre os chineses Ma Long (4º) e Liang Jingkun (3º), que jogarão ainda na manhã deste sábado. A grande decisão ocorrerá neste domingo (31), ainda sem horário definido. Hugo foi o único atleta não chinês a chegar na semifinal do torneio, considerando homens e mulheres.
What a match to seal your 300th win 💥💥💥
— World Table Tennis (@WTTGlobal) March 30, 2024
Hugo Calderano advances to his first ever #WTTChampions Final after rolling past No.1 seed Fan Zhendong 🤯 #WTTIncheon #TableTennis #PingPong pic.twitter.com/C6Y2ABdWJw
Atualmente na oitava colocação do ranking mundial, Calderano já ganhou 700 pontos com a campanha em Incheon e está subindo uma posição na classificação. No ranking olímpico, que define os cabeças de chave para Paris-2024, ele aparece em quinto lugar. O brasileiro precisa atingir o top-4 para “fugir” dos chineses até, no mínimo, as semifinais nos Jogos Olímpicos.
Como foi o jogo
Ainda embalado pelo grande jogo que havia feito horas antes contra o francês Felix Lebrun, Calderano começou melhor, afiado com seu backhand. Além de acertar bons golpes, ele contou com muitas falhas de Fan Zhendong. O chinês cometeu alguns erros não forçados, incluindo um saque para fora. Dessa forma, Hugo fez uma parcial dominante e controlou o placar o tempo todo, vencendo por 11/6.
O segundo set teve uma tônica diferente. Fan Zhendong voltou melhor e diminuiu a quantidade de erros. O chinês foi agressivo em seus ataques de forehand e conseguiu fazer frente ao brasileiro. Ao mesmo tempo, Hugo manteve-se firme no jogo, o que tornou a parcial muito equilibrada. Os dois jogadores trocaram pontos até o 7/7, até que o brasileiro desgarrou no placar e fechou em 11/8.
Hugo manteve o ímpeto no início do terceiro set e chegou a abrir 2/0. Fan Zhendong, entretanto, não vendeu a derrota barato e cresceu na parcial. Embalado pela torcida local, o chinês engatou uma boa sequência de pontos e chegou a abrir 8/4 de frente. A partir daí, só deu Calderano. O brasileiro reagiu no set, não errou mais nada e conseguiu virar o placar, ganhando por 11/9.
A reação chinesa
Pelo quarto set, Fan Zhendong se encontrou na mesa e encaixou bons golpes. Houve muitos ralis, dos quais a maioria foram vencidos pelo chinês. Ele abriu boa vantagem e fechou a parcial em 11/6. A quinta parcial teve uma tônica semelhante. O chinês chegou a abrir 7/3, mas desta vez Hugo reagiu e conseguiu o empate. Nas trocas de pontos no fim, Fan levou a melhor e ganhou por 11/8.
Já no sexto set, Calderano voltou com uma nova postura e voltou a ter o volume que havia apresentado nas três primeiras parciais. Hugo marcou os cinco primeiros pontos do set e chegou a ter 6/1 de frente. Fan Zhendong diminuiu a desvantagem e chegou a ter 7/5. No entanto, o brasileiro manteve o foco e conseguiu pôr seu jogo na mesa, voltando a abrir até fechar em 11/5.