8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lucas Arabian e Joyce Oliveira são ouro no Aberto da Espanha

Dupla da classe XD10 faturou primeira medalha de ouro do Brasil no Aberto Paralímpico de tênis de mesa em Costa Brava

Joyce Oliveira e Lucas Arabian em ação durante partidas de tênis de mesa paralímpico
Fotos: Miriam Jeske/CBTM e Mauricio Val/Fvimagem

A equipe brasileira adicionou, pelo menos, mais quatro medalhas no Aberto Paralímpico de tênis de mesa em Costa Brava, na Espanha. Após as definições das disputas individuais, esta quarta-feira (13) marcou a abertura das partidas de duplas. O primeiro ouro brasileiro no evento veio na classe XD10, com Lucas Arabian e Joyce Oliveira.

A disputa da classe XD10 aconteceu em formato de grupo único. Jogando contras três parcerias, Lucas Arabian e Joyce Oliveira conquistaram o ouro com uma campanha invicta. Eles bateram as duplas formadas por Dashun Zhan (CHN)/Caroline Odaia Tabib (ISR), Ningning Cao (CHN)/Sunghye (COR) e Kiyoung Kim (COR)/Mi Hyeon An (COR).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Medalhas garantidas

Começando pela dupla 100% brasileira formada por Jennyfer Parinos e Bruna Alexandre. Competindo na classe WD20, elas terminaram a fase de grupos com duas vitórias em três partidas. Garantindo a segunda posição da chave, Jennyfer e Bruna jogam contra as australianas Lei Lina e Melissa Tapper nesta quinta-feira (14) por uma vaga na final.

Nas duplas mistas da classe XD7, o Brasil contou com Thais Severo e Marliane Santos jogando com parceiros de outras nacionalidades. Marliane fez parceria com o norte-americano Jenson Van Emburgh e foi segunda colocada no grupo 1 com uma vitória para se garantir no confronto contra os sul-coreanos Youn-gun Kim e Mi Gyu Lee válido pela semifinal. No outro lado da chave, está Thais e o eslovaco Boris Trávníček jogando contra Jung-gil Kim e Jiyu Yoon, também da Coreia do Sul. Eles também passaram da primeira fase após vencer um jogo.

Na classe WD5-10, Joyce Oliveira e Thais Severo Thais lideram a disputa em grupo único. Contudo, as duas têm um jogo a mais do que a dupla formada por Marliane Santos e a sul-coreana Yoon Jiyu. Dessa forma, a definição dos lugares no pódio acontecem nas últimas rodadas desta quinta-feira.

Brigando por pódio

Além disso, o Brasil ainda pode faturar outras medalhas no Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Espanha. Na Classe MD8, Lucas Arabian e o polonês Maciej Nalepka estão nas quartas de final. Israel Stroh e Jennyfer Parinos, assim como Paulo Salmin e Bruna Alexandre, estão na mesma fase da classe XD14-17. 

Danielle Rauen e o francês Mateo Boheas estão a uma vitória de chegar às semifinais da classe XD20. Para isso, eles precisam vencer a última partida da fase de grupos. Três duplas que tinham brasileiros envolvidos caíram antes de chegarem ao mata-mata. Foram elas: Iranildo Espíndola e Guilherme Costa, na Classe MD4; Paulo Salmin e Israel Stroh, na Classe MD14; e Sophia Kelmer e Camelia Ciripan (Romênia), na Classe WD14.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia