Pela primeira vez na história, o time feminino do Brasil conquistou uma vaga na segunda fase do Campeonato Mundial por Equipes de Tênis de Mesa. Nesta terça-feira (20), em Busan, na Coreia do Sul, as brasileiras venceram o Irã por 3 a 0. Dessa forma, garantiram-se em segundo lugar no grupo 2, enquanto o Japão ficou em primeiro. Na elite do esporte desde 2016, o tênis de mesa feminino do Brasil mostra mais uma vez o avanço obtido na última década. Em seguida, as mesatenistas brasileiras enfrentarão a Hungria e, caso avancem às oitavas, terão a Coreia do Sul pela frente.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Além disso, os atletas do masculino também passaram de fase no Mundial. Com as derrotas do Canadá para Eslovênia e Singapura, no grupo 7, o Brasil avançou em terceiro na disputa. Assim, os confrontos da próxima fase serão definidos após o término dos jogos da última rodada.
Jogo da classificação
O duelo que valeu a classificação brasileira apresentava uma equipe iraniana ainda viva na competição, necessitando de uma vitória para poder brigar pela vaga nos critérios de desempate. O Brasil, em situação confortável, estava em segundo lugar e só dependia da vitória para se manter nesta posição.
Primeira a entrar na mesa, Bruna Takahashi, 22ª do ranking mundial, tinha pela frente Mahshid Ashtari, apenas a 711ª da lista. No primeiro set, esta diferença técnica ficou evidenciada, com 11 a 0 no placar. Mas a iraniana deu trabalho a partir da segunda parcial, vencendo no terceiro set e proporcionando um jogo bem duro para a brasileira, que venceu por 3 a 1 (11/0, 11/9, 7/11 e 11/6).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na sequência, Giulia Takahashi (86ª) enfrentou Ri Neda Shahsava, atleta sem ranqueamento mundial. A brasileira teve um jogo duro nos dois primeiros sets, no entanto dominou a mesa nas parciais seguintes, vencendo por 3 a 1 (11/7, 9/11, 11/4 e 11/5).
No terceiro duelo, Bruna Alexandre (227ª) encarou Shima Safaei (714ª). O enredo começou parecido com o duelo da outra Bruna, a Takahashi: vitória tranquila no primeiro set e dificuldades aparecendo a partir da segunda parcial. A iraniana empatou ao vencer os dois sets seguintes e levou a partida para o tie-break. Todavia a atleta do tênis de mesa paralímpico conquistou a sua terceira vitória individual no Mundial, por 3 sets a 2 (11/3, 16/14, 8/11, 4/11 e 11/8).
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).