Hugo Calderano estreia nesta sexta-feira (26) contra o sul-coreano Kang Dongsoo diretamente pela segunda rodada do WTT Star Contender Goa, em horário a ser definido. O adversário ocupa atualmente a 142ª posição no ranking internacional de tênis de mesa, mas tem retrospecto positivo de 3 a 0 contra Calderano. O evento conta com transmissão do Star+ e do canal oficial da World Table Tennis (WTT) no Youtube. Atual sétimo colocado do ranking mundial, Hugo é o primeiro cabeça-de-chave e estreia direto na segunda rodada.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
As partidas acontecerão no Peddem Indoor Stadium, em Mapuçá, capital do estado de Goa. Ele foi construído para os Jogos da Lusofonia de 2014. Tal evento demonstra o passado lusófono desta região ocidental da Índia, parte da colônia portuguesa entre 1510 e 1961. Desde então, a região faz parte quando a região foi finalmente anexada à República da Índia.
QUEM É O ADVERSÁRIO DE ESTREIA DE CALDERANO?
Hugo Calderano estreia contra o sul-coreano Kang Dongsoo, de 29 anos e que é o atual 142º do mundo. Porém, o retrospecto é negativo para o brasileiro. Os dois já se enfrentaram três vezes em diferentes níveis do tênis de mesa mundial. O sul-coreano já foi top20 entre agosto de 2018 e maio de 2019.
O primeiro confronto foi ainda quando juvenil e o sul-coreano venceu por 3 a 2 no Aberto da Coreia do Sul em 30 de agosto de 2012. Em 21 de junho de 2014, eles se enfrentaram pelas oitavas do Aberto do Japão, com vitória por 4 a 0 do sul-coreano. E finalmente, pelas oitavas do WTT Contender de Lima, em 17 de de junho de 2022, Kang Dongsoo venceu por 3 a 1.
QUEM PARTICIPA DO WTT STAR CONTENDER GOA?
Apesar do brasileiro ser o principal favorito, outros nomes excelentes do tênis de mesa masculino estarão presentes em Goa. 12 atletas que fazem parte do top20 disputam a chave do forte torneio. As partidas são em melhor de cinco sets, até as semifinais. A final será então em melhor de sete sets.
Em caso de vitória, Hugo tem outro asiático pela frente nas oitavas: ou o sul-coreano Lim Johnghoon, 18º do ranking, ou o taiwanês Chuang Chih-Yuan, 35º. Félix Lebrun, francês de apenas 17 anos, oitavo do ranking mundial, é o segundo cabeça de chave.
Já nas quartas, o adversário seria necessariamente europeu: os cabeças da chave são os suecos Anton Källberg, 17º e o português Marcos Freitas, 19º, mas pode ser também o francês Vincent Picard, 194°, o sueco Kristian Karlsson, 39° ou o espanhol Alvaro Robles, 48º.
Quem sobreviver neste quadrante enfrenta o vencedor da chave cujo principal cabeça é o alemão Dang Qiu, 11º e cabeça 3 do torneio. Os outros favoritos desta parte da chave são o também alemão Dimitrij Ovtcharov, 12º, o egípcio Omar Assar, 20º e o inglês Liam Pitchford, 25º.
Já a chave de baixo é liderada pelo francês de 17 anos Félix Lebrun, outro top10 do torneio e atual oitavo do ranking. Ele pode inclusive enfrentar seu irmão mais velho, Alexis Lebrun, 22º do mundo, nas quartas de final. Outros atletas do top20 que estão neste lado da chave são o sul-coreano Jang Woojin, 13º, Quadri Aruna, da Nigéria (14º), Darko Jorgic, da Eslovênia (15º) e Truls Möregårdh, da Suécia (16º).
O QUE ESTÁ EM JOGO
Hugo Calderano começou o ano em quinto lugar no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), mas como defendia os títulos de Durban e Doha, conquistados em janeiro de 23, caiu para a sexta posição na semana passada e para a sétima no ranking desta semana.
Desta maneira, ele pode retornar ao sexto lugar com o título do WTT Star Contender Goa, ou ainda com o vice-campeonato, desde que não perca para Félix Lebrun na final. Se vencer o campeonato, Hugo vai para 2775 pontos, portanto apenas 10 atrás do chinês Lin Gaoyuan, quinto do ranking.
PROGRAMAÇÃO DO WTT STAR CONTENDER GOA
FICHA TÉCNICA:
Hugo Calderano (BRA) x Kang Dongsoo (CRS)
Competição: WTT Star Contender Goa
Data e hora: sexta-feira (26/01), horário a definir
Local: Peddem Indoor Stadium, em Mapuçá, Índia
Onde assistir ao vivo: Star+ (mesa 1), Youtube da World Table Tennis (outras mesas)