Hugo Calderano jogou duas vezes neste domingo (7) pela semifinal da Copa da Alemanha, mas o Ochsenhausen perdeu para o Saarbrücken por 3 a 2. Em um jogo sensacional contra o esloveno Darko Jorgic, Calderano caiu por 3 a 2, mas depois o brasileiro dominou por completo o alemão Cedric Meissner, forçando o jogo decisivo do confronto diante de uma Arena Ratiopharm lotada, em Neu-Ulm.
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
“Acredito que tínhamos uma boa chance, mas infelizmente não conseguimos aproveitar”. Hugo lembrou que chegou de Doha há dois dias , mas acredita que não foi um fator fundamental, já que Darko Jorgic também passou pelo mesmo, mas “não é fácil para o corpo”.
CALDERANO DE VOLTA A DOHA
A linha aérea Alemanha-Catar não pára para Hugo Calderano já que o número 5 do ranking mundial volta já nesta segunda-feira para Doha, onde ele participa do WTT Star Contender, que começa já nesta segunda-feira (8). O torneio abre oficialmente a temporada 24 da elite do tênis de mesa mundial. Ele perdeu na estreia do WTT Finals, disputado esta semana também na capital catari.
DUELO DISPUTADO
O primeiro jogo entre o Ochsenhausen e Saarbrücken foi um duelo do mais alto nível. Hugo Calderano, 5º melhor do ranking mundial, lutou bastante mas caiu para o esloveno Darko Jorgic, 14º do mundo, por 3 sets a 2 (10/12, 11/4, 11/8, 6/11, 11/8). Em seguida, o espanhol Alvaro Robles, 44º, venceu o japonês Yuto Muramatsu de virada por 3 a 1 (10/12, 11/8, 11/9, 11/7) e empatou o confronto.
O francês Simon Gauzy, 28º, companheiro de equipe de Hugo, tentou a virada para o Ochsenhausen mas perdeu em cinco sets para o alemão Patrick Franziska, 29º, com parciais de 11/8, 11/7, 10/12, 5/11 e 11/8. Hugo voltou à mesa e passou como um trator pelo alemão Cedric Meissner, 97º, por 3 sets a 0 (11/7, 11/4, 11/4), forçando portanto o quinto e decisivo jogo.
Meissner ficou na mesa e ao lado de Franziska venceu Robles e Gauzy por 3 a 1, parciais de 11/3, 8/11, 11/5 e 11/7. Ainda hoje, o Saarbrücken enfrenta o Borussia Düsseldorf pela grande final. O time de Qiu Dang, Anton Källberg e Timo Boll derrotou o ASV Grünwettersbach por 3 a 1 na outra semfinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
JOGAÇO PARA ABRIR O CONFRONTO
No primeiro confronto, Hugo abriu 4 a 2 e 5 a 3, mas foi logo ultrapassado por Jorgic. Teve novamente vantagem no fim da primeira parcial e chegou ao set point e 10 a 9. Após uma bola na rede, conseguiu finalmente converter a segunda chance com a ajuda da barulhenta torcida do Ochsenhausen.
Mas o esloveno começou o segundo set com tudo e abriu 5 a 0. Jorgic conseguiu manter a vantagem e fechou em 11 a 4. O europeu continuou dominando o jogo no terceiro set, abrindo 8 a 2. Jorgic chegou ao set point em 10 a 5. Hugo esboçou uma reação, mas era tarde demais e Jorgic fechou em 11 a 8.
Fu Yong, técnico do Ochsenhausen, pediu mais variações e para que Hugo jogasse mais lentamente e assim, impor seu maior talento na mesa. Os conselhos deram certo e o brasileiro abriu 4 a 2. Com jogadas mais curtas, Hugo ampliou sua vantagem e fechou sem dificuldades, em 11 a 6.
O quinto e decisivo set começou com Jorgic ganhando por 3 a 0. Porém, Hugo conseguiu empatar o jogo, forçando um pedido técnico de Zhi Wang, do Saarbrücken. Na volta ao jogo, o brasileiro passou na frente (4 a 3), mas logo levou a virada em 7 a 4.
Hugo reagiu e novamente chegou ao empate, mas na reta final do jogo o esloveno fez três pontos seguidos e fechou a parcial em 11/8. Vitória do Jorgic, e do Saarbrücken por 3 sets a 2, par11/8 e fechou o jogo.
TROCA DE ADVERSÁRIO NÃO AFETA HUGO
Para o quarto jogo, ele enfrentaria Yuto Muramatsu mas de última hora, o técnico dos adversários. Perguntado sobre a troca, Hugo afirmou ao fim do jogo que ele já havia se preparado para enfrentar qualquer um dos adversários.
A troca não teve efeito sobre o jogo de Calderano que dominou por completo o alemão Cedric Meissner do início ao fim. Após um primeiro set mais equilibrado, Hugo nunca perdeu a vantagem e fechou em 11/7. O segundo set começou com o ponto mais espetacular do dia por Hugo. Ele abriu 10 a 1, permitiu uma pequena reação do adversário, mas fechou em sustos em 11 a 4. O brasileiro não perdeu o embalo e fechou o terceiro set e o jogo com o mesmo placar.
O destaque do jogo ficou por conta de uma série de pontos de Hugo no início do segundo set, iniciados por um espetacular backhand de duas mãos:
Olha o ponto sensacional que o Hugo fez com o backhand de duas mãos.
— Hugo Calderano (@hugocalderano) January 7, 2024
Foi contra o alemão Cedric Meissner durante a semifinal da Copa da Alemanha!
📹Reprodução DYN pic.twitter.com/4ViE25icH6