Mario Jorge Lobo Zagallo faleceu nesta sexta-feira (8). Mas ele não apenas brilhou nos gramados. O integrante da seleção brasileira em quatro títulos da Copa do Mundo e técnico do bronze olímpico de Atlanta-1996 também teve um passado com conquistas no tênis de mesa e praticou natação quando jovem.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
Nascido com Maceió, capital de Alagoas, em 1931, a família de Zagallo se mudou ainda no ano seguinte para o Rio de Janeiro. Residente da Tijuca, seu pai era conselheiro e benemérito do tradicional clube do América. E foi lá onde ele começou no esporte em 1947 na natação e no tênis de mesa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Zagallo chegou a ganhar medalhas em competições estaduais. Mas o talento do futebol acabou falando mais alto e ele passou a se dedicar ao futebol. Dois anos depois conquistou seu primeiro título em 1949, e na década seguinte, ele fazia parte da seleção bicampeã mundial. Como treinador, foi campeão da Copa do Mundo de 1970 e levou o Brasil ao bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996. Além disso, foi coordenador técnico na Copa do Mundo de 1994.