O Brasil segue fazendo uma grande campanha no tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Depois de conquistar 22 medalhas nas disputas individuais, o país assegurou mais 26 pódios nas disputas de duplas após os jogos deste domingo (20). São 14 parcerias garantidas nas semifinais e outras duas que estão nas finais de suas respectivas classes. As partidas decisivas acontecerão nesta segunda-feira.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
As duplas que já tem, no mínimo, uma medalha de prata garantida são Joyce de Oliveira/Fabio Souza (XD10) e Guilherme Costa/Iranildo Espíndola (MD4). Joyce e Fabio chegaram na final do torneio de duplas mistas da classe X10 após derrotarem os argentinos Gabriel Copola/Nayla Kuell por 3 a 0. Seus adversários na decisão serão os chilenos Maximiliano Rodriguez/Tamara Leonelli.
Já Guilherme e Iranildo disputam o torneio de duplas masculinas da classe MD4, que reúne apenas quatro duplas em um grupo único. Os brasileiros ganharam dos cubanos Yunier Fernández/Osviel Nodarse e os argentinos Jose Bustamante/Fernando Eberhardt e estão em primeiro lugar da chave. Eles estão em primeiro lugar e enfrentarão os chilenos Luis Flores/Vicente Leiva valendo o ouro.
Duplas semifinalistas
As duplas femininas e masculinas que estão na semifinais são: Cátia Oliveira/Joyce de Oliveira (WD5-10), Marliane Amaral/Thais Severo (WD5-10), Danielle Rauen/Jennyfer Parinos (WD14-20) e Lethícia Lacerca/Sophia Kelmer (WD14-20); David Freitas/Cadu Moraes (MD8), Lucas Arabian/Fabio Souza (MD8), Israel Stroh/Paulo Salmin (MD14), Gabriel Antunes/Jean Mashki (MD18) e Claudio Massad/Luiz Guarnieri (MD18).
Completam a lista as duplas mistas formadas por: Lucas Arabian/Cátia da Silva (XD4-7), Eziquiel Babes/Thais Severo (XD4-7), Sophia Kelmer/Lucas Carvalho (XD14-17), Israel Stroh/Jennyfer Parinos (XD14-17) e Danielle Rauen/Gabriel Antunes (XD20). Allana Maschio e Claudio Massad (XD20) também disputaram a competição, mas não passaram da fase de grupos.
Chances de finais brasileiras
O Brasil terá dois representantes nas semifinais de seis torneios do tênis de mesa no Parapan de Santiago-2023. Em cinco delas, haverá a possibilidade uma final com as duas duplas do país. Pela chave de duplas masculinas da classe MD8, David Freitas e Cadu Moraes enfrentarão os chilenos Maximiliano Rodrigue/Cristian Gonzalez, enquanto Lucas Arabian e Fabio Souza duelarão contra os mexicanos Victor Reyes/Francisco Gonzalez.
Já na classe MD18, Gabriel Antunes e Jean Mashki enfrentarão os estadunidenses Logan Watson/Tahl Leibovitz. Enquanto isso, Claudio Massad e Luiz Guarnieri jogarão contra os chilenos Claudio Bahamondes/Manuel Echaveguren. Ainda na disputa masculina, Israel Stroh e Paulo Salmin terão os estadunidenses Ian Seidenfeld/Marco Makkar na semifinal da classe MD14.
Pelas mistas na classe XD14-17, Sophia Kelmer e Lucas Carvalho passaram pelos costa-riquenhos Aneth Aray/Steven Roman por 3 a 0 e enfrentarão os chilenos Ignacio Torres/Florencia Pérez. Do outro lado da chave, Israel Stroh e Jennyfer Parinos bateram os colombianos José Vargas/Manuela Mazuera por 3 a 0 e terão os argentinos Darío Neira/Giselle Muñoz pela frente.
Já na classe XD4-7, Lucas Arabian e Cátia da Silva jogarão contra os mexicanos Victor Reyes/Maria Sigala ou os argentinos Elías Romero/Maria Garrone, enquanto Eziquiel Babes e Thais Severo jogarão contra os estadunidenses Jenson Van Emburgh/Pamela Fontaine. Por fim, na classe XD20, Danielle Rauen e Gabriel Antunes venceram dois jogos para ficarem em primeiro lugar do grupo A. Na semi, enfrentarão os colombianos Alvaro Puerto/Yessica Alzate.
Duplas femininas
O tênis de mesa do Brasil garantiu duas medalhas em cada um dos torneio de duplas femininas do Parapan. Pela chave da classe WD5-10, Cátia Oliveira/Joyce de Oliveira e Marliane Amaral/Thais Severo venceram todos os seus jogos da primeira fase e terminaram na liderança de seus grupos. Na semi, Thais e Marliane enfrentarão as colombianas Manuela Guapi/Nelly Sanchez, enquanto Cátia e Joyce jogarão contra as argentinas Maria Garrone/Nayla Kuell.
Já pelo torneio da classe WD14-20 de Santiago-2023, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos garantiram a primeira colocação do grupo A após vencerem as mexicanas Jeanelly Gongora/Claudia Perez e as colombianas Yessica Alzate/Manuela Mazuera, ambas por 3 a 0. Na semifinal, elas enfrentarão as compatriotas Lethícia Lacerca e Sophia Kelmer, que ficaram em segundo lugar do grupo B.