Assim como o time feminino, a equipe masculina brasileira ficou em primeiro lugar no torneio por equipes do Pan-Americano de tênis de mesa, em Havana, Cuba. O time formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti não deu chances para o Paraguai na manhã desta sexta-feira (15) e venceu o confronto em três jogos. Com o resultado, o Brasil se classificou para as quartas de final da competição.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Vindo de uma vitória diante do Equador no dia anterior, o Brasil fez o “dever de casa” para assegurar a liderança de sua chave. No primeiro jogo do embate contra o Paraguai, Vitor Ishiy e Eric Jouti sofreram, mas venceram Marcelo Aguirre/Alejandro Toranzos por 3 sets a 2 (11/6, 6/11, 11/8, 6/11 e 12/10).
Em seguida, Hugo Calderano não deu chances para Axel Bertolo e venceu por 3 sets a 0, em parciais de 11/5, 11/3 e 11/6. Atulamente na quinta colocação do ranking mundial, Hugo sagrou-se tetracampeão na competição individual há dois dias. Por fim, no último duelo, Eric Jouti bateu Toranzos também em sets diretos (11/6, 11/7 e 11/6).
O resultado fez o Brasil fechar a primeira fase do Pan-Americano de tênis de mesa com a liderança do grupo A. Ainda nesta sexta-feira, Paraguai e Equador se enfrentarão para saber quem ficará na segunda colocação. A equipe brasileira aguarda o fechamento da fase inicial para saber quem enfrentará nas quartas de final.
Vale destacar que esta competição serve de classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. As duas melhores equipes de cada naipe carimbarão seu passaporte para a capital francesa. Portanto, será preciso chegar na final de cada um dos torneios para garantir vaga.