O time brasileiro competiu em sua estreia e foi muito bem em Londres . Hugo Calderano foi decisivo no final e garantiu a vitória por 3 a 2 do Time Brasil.
O Brasil entrou em ação pela 1ª vez na Copa do Mundo por Equipes de Tênis de Mesa 2018, nesta quinta-feira (22), em Londres. Com três brasileiros na equipe – Eric Jouti (92º), Gustavo Tsuboi (66º) e Hugo Calderano (16º), o time enfrentou Hong Kong. O duelo foi muito parelho e decidido apenas no último confronto, quando Calderano fez questão de garantir o triunfo para o Brasil, que volta a jogar contra os EUA
. O time feminino perdeu seu duelo contra a China, jogando mais cedo.
O confronto
Os primeiros a entrarem em ação pelo Brasil foram Eric Jouti e Gustavo Tsuboi. A dupla brasileira enfrentou os honcongueses Siu Hamg Lan (58º) e Kwan Kit Ho (41º), mas não tiveram sucesso logo de cara. Hong Kong abriu a contagem do confronto com 3 sets a 0 bem impostos à dupla Eric e Gustavo. Os brasileiros começaram bem, disputando ponto-a-ponto, mas foram Lan e Ho que fecharam o 1º set em 12 a 10. Animado, a dupla aplicou 11 a 5 e fechou o 3 a 0 com 11 a 9 de parcial.
Coube ao melhor mesatenista brasileiro do momento, Hugo Calderano, iniciar a reação brasileira com uma vitória emblemática. Enfrentando o nº 7 do mundo, Chun Ting Wong, Hugo não respeitou o adversário. Em ótima fase, o brasileiro não desistiu de nenhum set e conseguiu empatar o duelo em 1 a 1. O triunfo por 3 sets a 1 veio com dois 12 a 10, até o honconguês Wong diminuir, também pela vantagem mínima, 11 a 9, mas nada que impedisse Hugo de confirmar o empate: um sonoro 11 a 4 que selou o confronto.
Uma verdadeira batalha colocou o Brasil na frente do marcador. O experiente Gustavo Tsuboi enfrentou Kwan Kit Ho, que havia lhe derrotado nas duplas, e devolveu com categoria. A partida começou muito disputada. Tsuboi conseguiu abrir vantagem apenas no final, e vencer por 13 a 11. O brasileiro também abriu 2 a 0 com bom resultado de 11 a 6. O mesatenista de Hong Kong, no entanto, era osso duro de roer. Ho não abandonou a partida e empatou com 11 a 8 e 11 a 9. No set decisivo, Gustavo conseguiu colocar seu país na frente vencendo por 11 a 6.
Eric Jouti começou sua partida com a chance de fechar o placar para o Brasil. Jouti, no entanto, não conseguiu bater Chum Ting Wong, como havia feito Calderano. O brasileiro começou sofrendo com derrota de 11 a 3, mas devolveu com um belo 11 a 2. Wong, que não ocupa o 7º lugar à toa, confirmou o empate de Hong Kong vencendo por 11 a 6 e 11 a 5.
16º melhor jogador do mundo, sobrou para Hugo Calderano decidir o confronto entre Brasil e Hong Kong. Enfrentando Siu Hang Lam, o mesatenista tinha a responsabilidade de garantir a vitória brasileira e começou bem. No 1º set, sobrou na mesa e venceu por 11 a 7. Mais um set de segurança de Hugo e outra vitória no 2º, 11 a 7. Confirmando o favoritismo, o brasileiro fez 11 a 9 e garantiu o triunfo do Time Brasil.
O Brasil volta a jogar amanhã (23), contra a equipe dos Estados Unidos, às 9h, horário de Brasília.