Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil prepara candidatura para receber Mundial de tênis de mesa em 2027

Com eventos no Rio de Janeiro, Brasil se anima com possibilidade de receber o Mundial de tênis de mesa em 2027

Rio de Janeiro recebe WTT Contender e se anima com chance de receber Mundial de tênis de mesa no Brasil em 2027
(Foto: WTT)

O Brasil pode receber o Mundial de tênis de mesa em breve. A realização do WTT Youth Contender e do WTT Contender, eventos inéditos no país, está fazendo com que os olhos do mundo do tênis de mesa se voltem para o Rio de Janeiro nestes dias de competição. Essa visibilidade chamou a atenção do Visit.Rio – Rio Convention & Visitors Bureau, e motivou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, a revelar a possibilidade da realização de um sonho: fazer da Cidade Maravilhosa sede do Campeonato Mundial da modalidade em 2027.

O Visit.Rio – Rio Convention & Visitors Bureau é uma fundação privada, sem fins lucrativos que visa estimular e incrementar o fluxo turístico. A ideia da instituição é atrair à cidade a realização de congressos e eventos, nacionais e internacionais, de natureza técnica, cultural e esportiva. Nesta quinta-feira (29), a diretora executiva da fundação, Roberta Guimarães Werner, esteve presente à Arena Carioca I durante a disputa do WTT Youth Contender e, assim, tratou de assuntos importantes com Alaor Azevedo.

Representantes de uma possível candidatura do Brasil no Mundial de tênis de mesa
(Foto: Divulgação)

“Essas competições são bastante relevantes para a cidade do Rio e geram um impacto econômico substancial. Vão de encontro ao desafio e às missões do Visit.Rio. A cidade já foi palco de grandes eventos esportivos, como Jogos Olímpicos. Precisamos, aproveitando o legado deixado, empoderar o Rio para voltar a sediar eventos deste porte”, afirmou Roberta.

Otimismo do presidente

Com a experiência de presidente da CBTM e vice da ITTF, Alaor Azevedo comentou a importância de inserir o tênis de mesa nesse contexto. E fez uma importante revelação: são grandes as chances do Brasil sediar o Mundial de Tênis de Mesa em 2027.

Hugo Calderano enquanto joga no WTT Champions de Xinxiang
Hugo Calderano, o principal mesa-tenista do Brasil (Foto: WTT)

“Houve um estudo internacional neste sentido e a realização do Campeonato Mundial de 2027 está inserido neste contexto – além de outros eventos de jovens do tênis de mesa. O grande sonho da ITTF é a realização do primeiro Mundial na América Latina em cem anos. Além da organização desse evento, nos motiva o fato de termos chance de conquistar títulos, pois trata-se de competição individual, algo que, há alguns anos atrás seria inimaginável”, disse Alaor, explicando seu otimismo:

“Hoje temos o Hugo Calderano, que está há quatro anos no top-10 do mundo, atualmente em sexto do ranking. Também a Bruna Takahashi, que vem protagonizando grandes resultados e tem apenas 22 anos. O Mundial colocaria em evidência o Rio, a cidade mais linda do mundo – e olha que eu conheço 140 países. A ITTF tem todo o interesse nisso”, completou.

Alaor lembrou que o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, esteve em Singapura, sede da ITTF, e prometeu apoiar o projeto. Além disso, o dirigente saudou a entrada do Vist.Rio neste contexto, vista a interlocução da fundação com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Por fim, ele agradeceu ao coordenador de marketing do WTT, Gonzalo Barak, responsável pela aproximação da CBTM com a fundação.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa