O Brasil pode receber o Mundial de tênis de mesa em breve. A realização do WTT Youth Contender e do WTT Contender, eventos inéditos no país, está fazendo com que os olhos do mundo do tênis de mesa se voltem para o Rio de Janeiro nestes dias de competição. Essa visibilidade chamou a atenção do Visit.Rio – Rio Convention & Visitors Bureau, e motivou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, a revelar a possibilidade da realização de um sonho: fazer da Cidade Maravilhosa sede do Campeonato Mundial da modalidade em 2027.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
O Visit.Rio – Rio Convention & Visitors Bureau é uma fundação privada, sem fins lucrativos que visa estimular e incrementar o fluxo turístico. A ideia da instituição é atrair à cidade a realização de congressos e eventos, nacionais e internacionais, de natureza técnica, cultural e esportiva. Nesta quinta-feira (29), a diretora executiva da fundação, Roberta Guimarães Werner, esteve presente à Arena Carioca I durante a disputa do WTT Youth Contender e, assim, tratou de assuntos importantes com Alaor Azevedo.
“Essas competições são bastante relevantes para a cidade do Rio e geram um impacto econômico substancial. Vão de encontro ao desafio e às missões do Visit.Rio. A cidade já foi palco de grandes eventos esportivos, como Jogos Olímpicos. Precisamos, aproveitando o legado deixado, empoderar o Rio para voltar a sediar eventos deste porte”, afirmou Roberta.
Otimismo do presidente
Com a experiência de presidente da CBTM e vice da ITTF, Alaor Azevedo comentou a importância de inserir o tênis de mesa nesse contexto. E fez uma importante revelação: são grandes as chances do Brasil sediar o Mundial de Tênis de Mesa em 2027.
“Houve um estudo internacional neste sentido e a realização do Campeonato Mundial de 2027 está inserido neste contexto – além de outros eventos de jovens do tênis de mesa. O grande sonho da ITTF é a realização do primeiro Mundial na América Latina em cem anos. Além da organização desse evento, nos motiva o fato de termos chance de conquistar títulos, pois trata-se de competição individual, algo que, há alguns anos atrás seria inimaginável”, disse Alaor, explicando seu otimismo:
“Hoje temos o Hugo Calderano, que está há quatro anos no top-10 do mundo, atualmente em sexto do ranking. Também a Bruna Takahashi, que vem protagonizando grandes resultados e tem apenas 22 anos. O Mundial colocaria em evidência o Rio, a cidade mais linda do mundo – e olha que eu conheço 140 países. A ITTF tem todo o interesse nisso”, completou.
Alaor lembrou que o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, esteve em Singapura, sede da ITTF, e prometeu apoiar o projeto. Além disso, o dirigente saudou a entrada do Vist.Rio neste contexto, vista a interlocução da fundação com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Por fim, ele agradeceu ao coordenador de marketing do WTT, Gonzalo Barak, responsável pela aproximação da CBTM com a fundação.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)