Hugo Calderano segue em crescente no ranking mundial de tênis de mesa. Após um grande início de temporada, que culminou com o segundo título consecutivo, o WTT Contender de Doha, no último final de semana, o brasileiro ganhou mais uma posição na classificação e atingiu a quinta colocação. A lista atualizada foi divulgada nesta terça-feira (24), pela federação internacional.
+ Hugo Calderano é esperança real para o Brasil no tênis de mesa em Paris-2024
Calderano começou o ano na sétima colocação do ranking mundial e já ganhou duas posições desde então. Ele foi campeão dos dois torneios que disputou neste início de temporada: o WTT Contender de Durban, na África do Sul, e o WTT Contender de Doha, no Catar. Em ambos os eventos, ele foi o cabeça de chave número 1 e confirmou o favoritismo com grandes atuações.
Hoje com 26 anos de idade, Hugo Calderano agora soma 3525 pontos na classificação, 180 a mais do que o sueco Truls Moregard. O quarto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto, soma 3860 pontos no ranking. O top-3 é todo chinês, com Fan Zhendong na liderança, com 7725 pontos, seguido por Ma Long (4400) e Wang Chuquin (4345).
Presença frequente
Calderano entrou no top-10 do ranking mundial pela primeira vez em junho de 2018. Ele caiu para o 11º lugar em setembro daquele ano, mas logo retornou. Desde então, é presença frequente entre os dez melhores do mundo no tênis de mesa. Sua melhor colocação foi o terceiro lugar, atingido em janeiro do ano passado. Esta, aliás, é a melhor colocação de um mesa-tenista das Américas na história.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Depois dos dois títulos no início da temporada 2023, Hugo Calderano fará uma pausa nas competições e se dedicará aos treinos. Assim, ele retornará ao circuito em março, quando disputará o Grand Smash de Singapura, a partir do dia 11. Vale destacar que o Mundial Individual de tênis de mesa acontecerá entre 20 e 28 de maio, em Durban.