Se todo grande torneio costuma trazer surpresas, o WTT Champions Macau não foi diferente.
Mais do que a vitória de Wang Chuqin (№ 13 do mundo) sobre o líder do ranking Fan Zhendong na final masculina, chamaram a atenção as eliminações precoces da campeã olímpica Chen Meng e do № 3 do ranking Liang Jingkun. Abaixo, uma análise desses jogos:
Bernadette Szocs (Romênia) 3 x 2 Chen Meng (China) – quartas de final
A romena Szocs tem como ponto forte a consistência nas trocas de bola perto da mesa, com velocidade. Usa o topspin em ambos os lados para preparar as jogadas e o backhand para deslocar as adversárias. Já Chen, de amplo repertório técnico, tem mais bolas de finalização – principalmente com o forehand.
Szocs, que antes da partida havia perdido duas vezes para Chen Meng, mostrou-se sólida nas disputas – o que era esperado – mas também conseguiu incomodar com o topspin de backhand nos ângulos e com o seu serviço lateral. Na maioria das vezes em que servia do meio, usando o saque “tomahawk” (“machado”, em inglês), conseguia sair na terceira bola. Ao mesmo tempo, a romena não se intimidava diante dos serviços de Chen Meng. Assim, Szocs protagonizou uma das grandes surpresas na chave feminina do WTT Champions Macau.
Szocs na entrevista pós-jogo: “milagre”
Eufórica pela maior vitória de sua carreira, a romena descreveu o feito como um “milagre”. Lembrou das derrotas sofridas para Chen e que assistiu a alguns jogos da chinesa em busca de pontos vulneráveis. Mas disse que não ficou pensando que Chen era a campeã olímpica, e que só procurou dar o seu melhor. Ainda destacou que nos últimos dois anos treinou forte, e que o resultado lhe dá mais confiança para buscar o seu objetivo, isto é: estar entre as 10 melhores do mundo.
Alexis Lebrun (França) 3 x 2 Liang Jingkun (China) – quartas de final
Entre as surpresas na chave masculina do WTT Champions Macau, cito a vitória de Alexis Lebrun sobre o № 3 do mundo Liang Jingkun. Os dois haviam se enfrentado recentemente, ou seja, no WTT Star Contender em Budapeste, com vitória de Liang por 3 sets a 1. (Para quem não se lembra, Liang foi o algoz de Hugo Calderano nas quartas de final do Mundial de Houston-2021).
Aos 19 anos, Lebrun mostrou suas credenciais nesta temporada. Isto é, conquistou o título nacional francês diante de Simon Gauzy, superou Dimitrij Ovtcharov (№ 10 do ranking) no WTT Champions Budapeste e chegou à final do WTT Contender Tunis (torneio vencido por Hugo Calderano). E no recente Mundial por Equipes realizado em Chengdu, liderou a jovem equipe francesa até as quartas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na partida contra Liang Jingkun em Macau, Lebrun mostrou além de técnica e habilidade, controle emocional. Ou seja: ele precisou salvar dois match points (um no 4º e outro no 5º set) antes de selar a grande vitória sobre o mesa-tenista chinês.