O Brasil se despediu do Mundial por equipes de tênis de mesa, em Chengdu, na China, na madrugada desta quarta-feira (05). O time masculino, formado por Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy, perdeu para o Japão por 3 a 0 (3-1, 3-0 e 3-0) e parou nas oitavas de final da competição.
+ Brasil fatura mais 12 medalhas na natação nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022
Após uma campanha de duas vitórias e uma derrota na primeira fase, a equipe brasileira se garantiu na segunda colocação de seu grupo, assegurando o passaporte para as oitavas de final. Apesar do bom desempenho, o Brasil deu azar no chaveamento e encarou o Japão, uma das potências do tênis de mesa, na estreia do mata-mata.
Número 5 do mundo, Hugo Calderano fez o primeiro jogo do confronto, contra Shunsuke Togami. O brasileiro saiu em vantagem, vencendo o primeiro set por 13/11. No entanto, sofreu a virada e acabou derrotado por 3 a 1 (11/13, 12/10, 11/8 e 11/7). Em seguida, Eric Jouti perdeu para Tomokazu Harimoto por 3 a 0 (11/4, 11/5 e 11/7), e Vitor Ishiy caiu diante de Mizuki Ikawa, pelo mesmo placar, em parciais de 11/8, 11/9 e 11/9.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Garantido nas quartas de final, o Japão aguarda o vencedor de Portugal e Eslovênia para saber quem enfrentará na próxima fase. Com a derrota, o Brasil encerra sua participação no Mundial por equipes de tênis de mesa. Enquanto o time masculino perdeu nas oitavas de final, a equipe feminina, com Bruna Takahashi, Laura Watanabe e Giulia Takahashi, caiu na fase de grupos.