O Brasil está nas oitavas de final do torneio masculino do Mundial por equipes de tênis de mesa. Na madrugada desta terça-feira (04), o time formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti derrotou a Eslováquia por 3 a 0 e assegurou lugar na próxima fase da competição, disputada em Chengdu, na China. Entre as mulheres, o Brasil perdeu de virada para a França e foi eliminado.
+ Brasil conquista mais nove ouros na natação dos Jogos Sul-Americanos
Vindo de uma vitória e uma derrota nas rodadas iniciais, bastava uma vitória ao Brasil para carimbar uma vaga no mata-mata do Mundial. O primeiro a entrar em ação no confronto contra a Eslováquia foi Hugo Calderano, enfrentando Wang Yang. O brasileiro, número 5 do mundo, sofreu, mas venceu por 3 sets a 2 (11/9, 9/11, 7/11, 13/11 e 11/8).
Com o placar aberto sobre o principal jogador adversário, a situação ficou confortável para os dois próximos mesa-tenistas brasileiros. No segundo duelo, Vitor Ishiy encarou Jakub Zelinka e venceu por 3 a 0 (11/8, 11/2 e 11/8). No último jogo, Eric Jouti bateu Adam Klajber, também sem perder sets, em parciais de 13/11, 11/8 e 11/3).
Próxima fase
Com a campanha de duas vitórias e uma derrota, o Brasil garantiu a segunda colocação do grupo 6 do Mundial, atrás somente de Portugal, que teve a mesma campanha brasileira. A Eslováquia ficou em terceiro lugar, enquanto a Dinamarca amargou a lanterna. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados avançam às oitavas de final.
O próximo adversário do Brasil ainda não é conhecido, já que a última rodada do Mundial está sendo finalizada na manhã desta terça-feira (noite na China). As oitavas de final devem ser iniciadas já na noite desta terça-feira, a partir das 23h, no horário de Brasília. A final está marcada para o domingo (09).
Mulheres eliminadas
Se o dia foi positivo para os homens, o mesmo não aconteceu com as mulheres. O Brasil perdeu para a França por 3 a 2 e foi eliminado na fase de grupos do Mundial. A equipe formada por Laura Watanabe e as irmãs Giulia e Bruna Takahashi haviam vencido a África do Sul e perdido para Itália e Hong Kong e somente a vitória interessava para garantir lugar na próxima fase.
Bruna foi a primeira a entrar em ação. Ela venceu Pauline Chasselin por 3 a 0 (13/11, 11/6 e 11/6). Em seguida, Giulia perdeu para Prithika Pavade, pelo mesmo placar (11/5, 11/7 e 11/7). Laura voltou a colocar o Brasil em vantagem na sequência, ganhando de Charlotte Lutz por 3 a 1 (12/10, 11/4, 5/11 e 12/10). Bruna perdeu para Pavade por 3 a 1 (11/8, 14/12, 9/11 e 11/9) e Giulia caiu diante de Chasselin por 3 a 0 (11/9, 11/6 e 11/8).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil encerra sua participação no torneio feminino do Mundial por equipes de tênis de mesa na quarta colocação do grupo 3. Hong Kong e França avançaram com a primeira e segunda colocação, respectivamente. A posição final do Brasil ainda depende dos resultados dos demais confrontos da primeira fase.