8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano assina por um ano com tetracampeão japonês

Quarto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano anos será o primeiro brasileiro a competir na T-League, a liga japonesa de tênis de mesa

Hugo Calderano tênis de mesa Japão WTT Champions de tênis de mesa Bruna Takahashi WTT Contender de Túnis medalha de bronze
WTT

Quarto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano tem um novo clube: o carioca de 26 anos assinou contrato com o Kinoshita Meister Tokyo para a disputa da temporada 2022/23 da T-League, a liga japonesa da modalidade. A equipe é tetracampeã da competição.

Hugo será o primeiro brasileiro a competir na T-League, criada em 2017 com o grande objetivo de se tornar a mais importante liga de tênis de mesa do mundo. Desde a sua fundação, foram disputadas cinco edições.

+Deng Yaping: 100% em Jogos Olímpicos (parte 1)

“Estou muito feliz de confirmar a minha ida para o Kinoshita Meister, para participar da Liga Japonesa na próxima temporada. A T-League é uma das ligas mais fortes do mundo, com um nível de profissionalismo muito alto e torcedores apaixonados”, disse o carioca.

Além de Hugo, o Kinoshita pode inscrever até outros 11 atletas na T-League. Entre os principais nomes já confirmados pela equipe estão os dos japoneses Hiroto Shinozuka (59º colocado do ranking), Mizuki Oikawa (104º) e Yuya Oshima. O time conta também com uma das principais promessas da modalidade no país, Sora Matsushima, atual líder do ranking mundial sub-15.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As outras três equipes da T-League contam com a nova geração japonesa, puxada por Tomokazu Harimoto (7º), Yukiya Uda (26º) e Yuto Kizukuri (68º), e com atletas já experientes, como Koki Niwa (62º), Masataka Morizono (85º) e Kenta Matsudaira, entre outros. O inglês Liam Pitchford (18º) também está confirmado na liga.

A estreia de Hugo pelo Kinoshita está prevista para setembro, quando começa a nova temporada da T-League. Antes, ele disputará dois eventos internacionais no mês de julho: o WTT Star Contender, de 11 a 17, e o WTT Champions, de 18 a 23, ambos em Budapeste, na Hungria. 

O Kinoshita será o terceiro clube de Hugo fora do Brasil e o primeiro na Ásia. O carioca passou sete temporadas no Liebherr Ochsenhausen, conquistando a Liga Alemã e a Copa da Alemanha em 2019. Em 2021, ele se juntou ao pentacampeão europeu Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, com o qual rescindiu em abril passado devido à Guerra da Ucrânia.

Como funciona a T-League

A T-League é dividida em duas fases. Na primeira, todas as equipes se enfrentam entre si sete vezes, totalizando 21 jogos para cada. Os dois times de melhor campanha avançam para a decisão, disputada em um confronto único.

Cada duelo é disputado em uma melhor de quatro jogos, sendo o primeiro de duplas e os demais individuais. Em caso de empate por 2 a 2, uma quinta partida, também de simples, é realizada para definir o vencedor do confronto.

Mais em Tênis de Mesa