A medalha de bronze conquistada no WTT Contender de Lima rendeu para Bruna Takahashi mais dois passos adiante no ranking mundial de tênis de mesa. A brasileira de 21 anos saltou da 17ª para a 15ª colocação na lista divulgada nesta terça-feira (21) pela federação internacional da modalidade (ITTF). É a melhor posição dela na carreira. A competição na capital peruana acrescentou 140 pontos na soma da brasileira, que foi a 885 pontos, 105 a mais do que a lista da semana anterior.
Em solo peruano, Bruna Takahashi conquistou a medalha de bronze no sábado (18) ao alcançar as semifinais, fase onde nenhuma brasileira chegava no circuito mundial desde 2017. Ela começou como cabeça de chave número quatro, passou pela chilena Paulina Vega na fase de 32, pela japonesa Sakura Mori nas oitavas de final e atropelou Lily Zhang, dos Estados Unidos, nas quartas. Nas semifinais, foi superada em um jogo equilibrado contra a alemã Nina Mittelham, que acabaria com o título e hoje aparece em 12º no ranking mundial de tênis de mesa. As chinesas dominam as quatro primeiras colocações, com Chen Meng, com 5225 pontos, Sun Yingsha (5000), Wang Manyu (3500) e Wang Yidi (2920), seguidas pelas japonesas Mima Ito (2625) e Hina Hayata (2570).
Giulia, Watanabe e masculino
Além de Bruna Takahashi, a lista trouxe boas novas às brasileiras Giulia Takahashi e Laura Watanabe, que também disputaram o WTT Contender Lima. Giulia pulou 22 lugares e agora está no 278º lugar com 22 pontos, enquanto Watanabe subiu 45 figurando no número 297 com 19 pontos. Caroline Kumahara perdeu dois lugares e está na 84ª colocação e Jessica Yamada caiu seis e é a 174ª. No masculino, Hugo Calderano segue como o quarto melhor. Gustavo Tsuboi caiu uma posição e está em 54º, Vitor Ishiy perdeu duas e é o 63, Eric Jouti permanece na 90ª posição e Thiago Monteiro é o 149º melhor, oito lugares atrás do da semana anterior.
Nova geração
Dentre os atletas das categorias de base, Flavio Coelho, de 11 anos é o quarto melhor atleta do mundo no ranking mundial sub-11 de tênis de mesa com 69 pontos. O goiano foi campeão do WTT Youth Contender Lima no mês passado e faturou dois ouros em Salta, na Argentina em junho: em outra edição do WTT Youth Contender e no Campeonato Sul-Americano Sub-11 e Sub-13. Outra que foi bem em Salta foi Valentina Saravi. A mesa-tenista do Mato Grosso do Sul fez a estreia internacional e ficou com a prata no sub-11. Com a campanha, a brasileira figura na 17ª posição da categoria com 16 pontos somad
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK