8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence e Orenburg sai na frente na semi da Champions

Brasileiro derrotou o dinamarquês Jonathan Groth por 3 a 1 no jogo que abriu o confronto russo contra o TTSC UMMC. Foi a sétima vitória em sete jogos do carioca na competição

Hugo Calderano e Orenburg vão à semi da Champions League de tênis de mesa
(instagram/hugocalderano/arquivo)

O brasileiro Hugo Calderano abriu a vitória do Fakel Gazprom Orenburg sobre o TTSC UMMC, confronto de equipes russas válido pela semifinal da Champions League de tênis de mesa realizado nesta quarta-feira (16). O time dele venceu por 3 a 1, fora de casa, em Verkhnaya Pyshma, e agora decide a vaga em seus domínios no próximo dia 4 de março. Do outro lado da chave estão dois velhos conhecidos do brasileiro, os alemães Borussia Dusseldorf e Saarbrücken, cujo primeiro duelo é no domingo (20).

Hugo Calderano, atual número três do ranking mundial, derrotou o dinamarquês Jonathan Groth, o 38º, de virada. Foi a sétima vitória em sete jogos na Champions League. Ele perdeu o primeiro game por 11/9, depois se impôs com um 11/5, 11/4 e 11/6. A seguir, Lin Yun Ju, de Taiwan, bateu Aleksandr Tiutriumov por 3 a 0 (11/3, 11/4 e 11/7) e fez 2 a 0 para o Orenburg. O TTSC UMMC sobreviveu ao terceiro confronto com Tomislav Pucar superando Aleksandr Shibaev por 3 a 1 (11/5, 8/11, 11/9 e 11/6), mas Lin Yun Ju deu números finais marcando 3 a 0 (11/9, 13/11 e 11/4) em Jonathan Groth. Caso fosse necessário o quinto jogo, Hugo Calderano estava escalado para pegar Tiutriumov.

+ Karina Shiray é a melhor brasileira em torneios de base na Europa

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Reta final

Na fase de classificação, o Fakel Gazprom Orenburg foi campeão do Grupo D com três vitórias em três confrontos, ganhando nove jogos e perdendo apenas três. Hugo Calderano jogou cinco e venceu todas. O TTSC UMMC ganhou dois confrontos e perdeu um, o Borussia Dusseldorf não perdeu nenhum jogo até agora e o Saarbrücken TT também está invicto, mas duas vitórias foram por 3 a 1. Nas quartas de final, o Orenburg passou pelo Sporting de Lisboa com um 3 a 0 na ida, com mais um resultado positivo do brasileiro, e um WO na volta. O TTSC UMMC eliminou o TTC Neu Uim, da Alemanha, o Saarbrücken superou o francês GV Hennebont e o Borussia passou pelo polonês Dekorglass Dzialdowo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tênis de Mesa