A temporada 2022 definitivamente começou para o tênis de mesa nacional. Como já acontece tradicionalmente, a primeira competição do ano a acontecer será a Seletiva Nacional Olímpica e, desta vez, ela define os atletas que vão compor as seleções brasileiras das categorias de base. O evento, que começa nesta quinta-feira (20) e segue até domingo, tem como sede o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).
Neste ano, a Seletiva acontece com uma novidade. Todos os jogos da mesa principal serão transmitidos ao vivo no canal da CBTM no Youtube.
O objetivo principal do torneio vai ser a de definir as equipes para os Campeonatos Sul-Americanos Mirim, Infantil e Juvenil 2022 e para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, que ocorrerá a partir de abril, na cidade de Rosário, na Argentina.
Como será
Ao todo, serão ofertadas 14 vagas nas disputas da Seletiva. Para os Jogos de Rosário, apenas dois atletas da categoria juvenil vão conseguir garantir um lugar no evento poliesportivo em disputas na mesa: os campeões de cada naipe no Centro Paralímpico (somente para atletas nascidos entre 2004 e 2007). O restante das classificações está distribuído entre os Campeonatos Sul-Americanos. Maiores detalhes podem ser consultados na circular do evento.
O coordenador de Seleções Olímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Lincon Yasuda, relatou o que espera da Seletiva da atual temporada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A expectativa é a melhor possível. Tivemos um bom Campeonato Brasileiro, com bons jogos. Imagino que, sabendo que ia ter a Seletiva já em janeiro, o pessoal nem parou de treinar por muito tempo no final de ano. Esperamos um campeonato com bastante emoção”, disse.
Sorteio para os confrontos
Na noite dessa terça-feira (18), foi realizado o sorteio que definiu os confrontos da Seletiva. No mirim feminino, são quatro grupos na primeira fase: Mahayla Sardá, Ana Imai e Emanuelly Santos estão no Grupo 1; Gabrielle Pincerato, Alícia Andrade e Valentina Saravi, no Grupo 2; Raiane Heidrich, Karoline Gruchoski, Alice Santos Jacinto, no Grupo 3; e Maria Alice Rodrigues, Maiara Alves e Jheniffer Santos, no Grupo 4.
No masculino, também foram formados quatro grupos: no 1, estão Frederico Martins, Vitor Uieda, José Neto e Matheus Reis; no 2, Vinicius Rech, Gustavo Adachi, Guilherme Rodrigues e Lucas Yamane; no 3, Felipe Okano, Theo Tadima, Enzo Miranda e Felipe Oliveira; e no 4, Thiago Condori, Adle Clavelo, João Moreira e Vitor Motikawa.
Os quadrangulares da categoria infantil feminina também foram definidos. Karina Shiray, Lana Ozeki, Ani Tadima e Emanuelly Santos compõem o Grupo 1; Abigail Araújo, Gabrielle Pinceratto, Raiane Heidrich e Maria Alice Rodrigues, o 2; Mahayla Sardá, Ana Peters, Sophia Kelmer e Alícia Andrade, o 3; e Beatriz Fiore, Júlia Hatakeyama, Maria Fernanda Tamura e Karoline Gruchoski, o 4.
Os atletas do infantil masculino prometem agitar o CT Paralímpico Brasileiro. A primeira fase da disputa conta com: Davi Fujii, Caio Silva, Murilo Tocura e Adle Clavelo disputam o Grupo 1; o 2, vai contar com Vitor Iwamoto, Vicenzo Nakashima, Paulo Decanini e Felipe Okano; já o 3, Felipe Lara, Leonardo Pinto, Pedro Sayar e Bruno Rosa; Lucas Romanki, Hamilton Yamane, Augusto Andrade e Gustavo Adachi fecham o 4.
Para o juvenil feminino, vão para mesa Laura Watanabe, Victória Strassburger, Sofia Kano e Maria Clara Lopes pelo quadrangular 1. No 2, vão jogar Giulia Takahashi, Melissa Arakaki, Sabrina Miyabara e Rebeca Daniello, enquanto no 3 estão: Beatriz Kanashiro, Karina Shiray, Mahayla Sardá e Lana Ozeki. Por fim, Sarah Martins, Giovanna Grilo, Gabriela Horie e Beatriz Fiore completam o grupo 4.
O juvenil masculino é a única categoria que tem mais de quatro grupos. Nele, serão seis triangulares. Leonardo Iizuka, Gustavo Gerstmann e Vicenzo Nakashima fazem parte do 1; Henrique Noguti, Kim Iwasaki e Felipe Ikeda, do 2; Eduardo Fragoso, Luigi Yamane e Nicolas Nishimura, do 3; Kenzo Carmo, Nicholas Yamane e Hamilton Yamane, do 4; Joon Shim, Victor Yue e Guilherme Marchiori, do 5; e João Pimenta, Felipe Arado e Abimael Menezes, do 6.
Medidas de saúde
Com o objetivo de seguir todos os protocolos sanitários devido à pandemia de Covid-19, somente serão permitidas as entradas de técnicos, atletas e staff da organização no CT Paralímpico. Além disso, todos deverão apresentar o comprovante de vacinação, com no mínimo duas doses ou dose única (para vacinas que garantem imunização com apenas uma dose).
-Braz, Constantino e Rosangela competem no indoor na Europa
Alternativamente, serão permitidos que sejam apresentados teste de RT-PCR negativo, realizado dentro de 72h antes do início do evento, ou teste de antígeno, feito em laboratórios dentro de 48h anteriores ao começo da Seletiva.
Confira abaixo a programação completa com os horários de início de cada dia da Seletiva:
Dia 20, quinta-feira:
a. Mirim Masculino: 8h
b. Mirim Feminino: 8h30
c. Juvenil Masculino: 12h30
d. Juvenil Feminino: 13h00
Dia 21, sexta-feira:
a. Mirim Masculino: 8h
b. Mirim Feminino: 8h30
c. Juvenil Masculino: 9h30
d. Juvenil Feminino: 10h30
Dia 22, sábado:
a. Infantil Masculino: 8h
b. Infantil Feminino: 8h30
c. Juvenil Masculino e Feminino: 13h00
Dia 23, domingo:
a. Infantil Masculino: 8h
b. Infantil Feminino: 8h30
c. Juvenil Masculino e Feminino: 12h30