O sexto dia do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, na quinta-feira (9), teve como destaques as representações de Santa Catarina e São Paulo no torneio de seleções estaduais. Elas estiveram, respectivamente, em nove e sete finais, sendo que as catarinenses subiram ao lugar mais alto do pódio em sete categorias. O torneio está sendo realizado em Joinville, dedicado à memória de Maurício Kobayashi, técnico e benemérito da Confederação Brasileira de tênis de mesa, falecido na quarta (8).
Com Alexia Nakashima, Ana Cabral, Belissa Lisboa, Érica Peters, Laira Silva, Letícia Araújo, Mayara Neves e Priscila Salvador, Santa Catarina faturou a categoria absoluto A, batendo na final a Goiás por 3 jogos a 2. Composta pelas mesa-tenistas Daniele Silva, Gabrielli Machado, Júlia Oliveira, Liliane Girotto, Luise Lescowicz e Mariana Muniz, a seleção catarinense levou a também a categoria absoluto C do torneio de seleções estaduais, marcando 3 a 0 no Mato Grosso do Sul.
A terceira conquista no feminino ocorreu na categoria lady, destinada às mesa-tenistas a partir de 30 anos. E também foi por 3 jogos a 0 que Janaina Peters, Michele Viana, Narita Goulart e Sara Pereira passaram pela seleção paulista. Na sênior, destinada à mesma faixa etária, mas no gênero masculino, Erico Rosenscheg, Felipe Fontanive, Jeferson André da Silva e Tulio Moreira venceram a seleção do Paraná por 3 jogos contra 2, faturando o ouro.
+ Quarentão Timo Boll e a primeira medalha individual em Mundiais
Masculino
No absoluto B masculino, o triunfo foi por 3 jogos a 1 sobre São Paulo. O time catarinense contou com André Coelho, Daniel Carvalho, Marlon Spindola e Micael Souza. Por 3 jogos diretos, os catarinenses arrebataram a medalha de ouro na categoria absoluto D. Gilmar Junior, Marx Girotto, Paulo Schlichting e Pedro Vieira foram os responsáveis pela façanha sobre o Pará.
Na categoria absoluto E, os catarinenses Pedro Castro e Vinicius Buzatto Pinheiro bateram os adversários do Distrito Federal por 3 jogos a 0, conquistando a medalha de ouro. O primeiro revés de Santa Catarina ocorreu na categoria absoluto C, vencida pelos paulistas Enzo Bucci, Iago Bittencourt, Nicolas Andrade e Vitor Oliveira, por 3 jogos contra 1.
No total, a seleção de São Paulo levou três títulos de seleções estaduais neste sexto dia de competições em Joinville (SC). As demais conquistas vieram no absoluto A e veterano 5 (a partir de 50 anos). Na primeira, Emerson Maeda, Isaac Zauli, Pedro Rodrigues e Rafael Rocha superaram a Seleção do Amazonas por 3 a 1. Na segunda, David Pastor conduziu Fábio Mizutani na exitosa empreitada contra os paranaenses, vencida por 3 a 0.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Rio, Norte e Sul no Brasileiro de tênis de mesa
O Rio de Janeiro teve 100% de aproveitamento nas finais que disputou: venceu as duas em que chegou. Os homens triunfaram no absoluto F, batendo o Maranhão na decisão em três jogos diretos. A seleção fluminense formou com Brenno Pereira e Caio Guilherme Chagas. Já Michele Nogueira e Rosiane Viana foram as melhores da categoria veterano 4 (a partir de 40 anos). Venceram São Paulo na final por 3 jogos contra 2.
A medalha de ouro na categoria veterano 7, para mesa-tenistas acima de 70 anos, tem passagem de volta marcada para o Pará. Na decisão que envolveu o Norte e o Sul do Brasil, Bianor Coelho e Irealvo Brito venceram os gaúchos por 3 jogos a 0. Outra medalha que viajará para longe é a da categoria veterano 6 (a partir de 60 anos). Na final entre São Paulo e Pernambuco, melhor para os nordestinos. A seleção formada por Domingos Silva, Edmar Menezes, Francisco Batista e José Araújo saiu-se vencedora em três jogos diretos.
O título da categoria veterano 4 (para atletas acima de 40 anos) também foi para o Nordeste. Representando Alagoas, Luiz Netto e Roberto Zangali impuseram uma das poucas derrotas aos donos da casa neste dia de competições. Triunfaram por apertados 3 jogos contra 2.
Categorias de base
Um dia antes, na quarta (8), o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa conheceu os últimos campeões das categorias de base. Seis mesa-tenistas se sagraram campeões no individual. Beatriz Kanashiro faturou a categoria infantil feminino e Abimael Menezes, na masculina. Tamyres Fukase e Richard Pinheiro levaram na juventude. No super pré-mirim, as medalhas de ouro foram para Frederico Martins e Isabela Paterno. Um dia antes, na terça-feira (7), Luiza Fontanive ficou com o título no pré-mirim feminino e, no masculino, o campeão foi Gustavo Alencar. Já na categoria mirim masculino, Felipe Lara levou a melhor. No juvenil, Richard Pinheiro e Lhays Stolarski foram os vencedores.