Depois de ser confirmado como novo número quatro do mundo, Hugo Calderano venceu no Mundial de Tênis de Mesa, nos Estados Unidos. No fim da noite desta quarta-feira (24), ele superou o português João Monteiro de virada por 4 a 1 e segue vivo na competição. Agora, ele é o único brasileiro na disputa, já que as duplas do país foram eliminadas e Vitor Ishiy, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi também foram derrotados.
-Perto do adeus, Formiga relembra momentos marcantes na seleção e projeta futuro
Fazendo sua estreia no Mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano teve pela frente o português João Monteiro. No começo do confronto, o brasileiro conseguiu colocar sua intensidade, mas os erros apareceram na reta final da primeira parcial e o atleta europeu fechou o primeiro set em 11 a 8. Na segunda parcial, Calderano foi dominante desde o começo. Conseguindo colocar seu ritmo e deixar o adversário em dificuldade, o brasileiro abriu vantagem e fez 11 a 4.
O mesmo aconteceu na terceira parcial. Sabendo como atacar os pontos fracos de seu adversário, Hugo não teve problemas para superar o português, vencer por 11 a 5 e fazer 2 a 1 no jogo. Com o duelo sob seu domínio, o brasileiro não teve problemas para fechar o quarto set em 11 a 2 e encaminhar a partida. O ritmo do duelo não mudou e, com isso, Calderano fez 11 a 6 e confirmou o triunfo por 4 sets a 1.
Com o resultado, Hugo Calderano se garante na terceira rodada do Mundial de tênis de mesa e já sabe quem será seu adversário. Por uma das vagas nas oitavas de final, o brasileiro terá pela frente o belga Cedric Nuytick, atual número 75 do mundo.
Derrotas
Abrindo a participação brasileira na segunda rodada do Mundial de tênis de mesa, Vitor Ishiy acabou derrotado. Na partida contra o nigeriano Aruna Quadri, o brasileiro até começou bem, conseguindo a vitória por 11/6, mas acabou sofrendo a virada nas parciais seguintes e acabou derrotado por 4 a 2, com parciais de 6/11, 11/6, 11/6, 11/5, 3/11 e 11/7.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Segundo brasileiro a ir para as mesas no Mundial, Thiago Monteiro teve pela frente o dinamarquês Jonathan Groth e não conseguiu a vitória. No duelo, o brasileiro atuou mal nos dois primeiros sets e viu o adversário abrir vantagem. Na terceira, Thiago conseguiu encontrar seu jogo e manteve a igualdade até a reta final, quando o oponente voltou a ser superior e venceu. Na quarta parcial, Groth voltou para a mesa para fechar o duelo e conseguiu, fazendo 4 sets a 0 e eliminando o mesatenista do Brasil da competição. Já na madrugada brasileira, Gustavo Tsuboi encerrou a participação do Brasil na fase de 64, diante do singapuriano Pang Yew En Koen, com derrota por 4 a 2.
Pela chave feminina, depois de vencer na estreia, Bruna Takahashi acabou derrotada. Atual número 38 do mundo, a melhor posição do país e de sua carreira, a brasileira teve pela frente Mu Hirano, do Japão. No duelo, a mesatenista do Brasil fez uma partida muito dura. Depois de ser superada na primeira parcial, por 11 a 5, Bruna colocou a adversária em dificuldade e disputou ponto a ponto cada uma das parciais. Contudo, a japonesa cresceu no momento de definição de cada um dos sets e fechou em 4 a 0, com parciais de 11/5, 11/9, 11/9 e 16/14.