O jovem brasileiro Leonardo Iizuka conquistou a medalha de ouro da categoria sub-15 do WTT Youth Contender da Eslováquia neste domingo (7). Ele já havia ficado com a prata no sub-17 da mesma competição e, antes, foi campeão do sub-15 na Hungria. A vitória mais recente veio após aplicar 3 a 0 sobre o tcheco Stepan Brhel na final do torneio disputado em Senec. Diogo Silva foi o outro brasileiro na disputa e ele caiu nas quartas de final do sub-19.
A decisão entre Leonardo Iizuka e Stepan Brhel começou com os atletas se estudando e alternando pontos. Ao chegar à marca dos 7 a 7 no placar, o brasileiro abriu vantagem e não deixou o tcheco reagir até fazer 11 a 8. No segundo game, Brhel teve início melhor e colocou 4 a 1 no marcador, mas Iizuka engatou uma sequência de oito pontos e chegou a 9 a 4 antes de fechar em 11 a 6. A seguir, no terceiro game, o brasileiro conseguiu uma vantagem de 8 a 5, Brhel buscou no 9 a 9, mas Leonardo se recuperou e marcou dois pontos seguidos para fechar a partida e garantir a medalha de ouro
“É um talento. É sempre bom ganhar, principalmente em competições aqui na Europa. O Léo (Iizuka) mereceu, sabia que o caminho era difícil, mas ele mostrou todo o seu jogo aqui na Eslováquia”, elogiou a técnica Lígia Silva. “Considero que o trabalho conjunto com estes meninos tem ajudado bastante. Foi a primeira vez que tivemos uma convivência mais próxima e pude conhecer ainda melhor a forma como eles se comportam no dia a dia.”
Mais uma medalha para Leonardo Iizuka 🥈🏓
— CBTM (@CBTM_TM) November 6, 2021
Nosso #DiamanteDoFuturo ficou com a prata no Sub-17, uma categoria acima da sua, no WTT Youth Contender da Eslováquia 🇸🇰 pic.twitter.com/hTemG6kKau
Campanha campeã
Para ficar com o ouro do Youth Contender da Eslováquia, Leonardo Iizuka teve de passar por outros quatro adversários no dia. Primeiro, ele bateu o russo Aleksei Samokhin por 3 a 1 (11/3, 8/11, 11/7 e 11/6) na fase de 32. Depois superou o norueguês Khai Lam pelo mesmo placar (9/11, 11/7, 11/7 e 11/7) nas oitavas. A vítima seguinte foi o indiano Abhinandh Bhayankaram nas quartas de final: 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/5 e 11/7. Por fim, o brasileiro eliminou Yong Quek, de Singapura, por 3 a 1 (11/9, 15/13, 10/12 e 11/7) na semifinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Leonardo Iizuka é um dos jovens promissores do Programa de Desenvolvimento de Talentos. Agora, com a bagagem recheada de medalhas, ele embarca para Vila Nova de Gaia, em Portugal, para realizar um período de treinamentos até o próximo dia 16. A próxima competição do brasileiro acontece na cidade portuguesa, onde ele disputa o Campeonato Mundial da Juventude, que acontece entre 2 e 8 de dezembro.
Beatriz Fiore
O Brasil competiu também no WTT Youth Contender de Szombathely, na Hungria, com Beatriz Fiore, Giulia Takahasi e Laura Watanabe. Beatriz foi a primeira do dia a cair, ela ficou na fase de 32 diante da espanhola Maria Berzosa no sub-15. Na categoria para menores de 19 anos, Giulia Takahashi não passou das oitavas de final ao tropeçar diante da tcheca Jana Vasendova. Na mesma fase, Watanabe acabou sendo superada pela polonesa Zuzanna Wielgos e se despediu da competição.