Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi alcançaram um feito histórico para o tênis de mesa brasileiro ao chegar à final do Aberto da Suécia. A dupla brasileira, que estreou com vitória na sexta-feira, venceu duas partidas neste sábado e garantiu presença na decisão contra os franceses Antoine Hachard e Stephane Oaiche, que será disputada neste domingo às 12h com transmissão ao vivo pelo site da Federação Internacional.
A classificação da dupla para a final aconteceu uma semana depois de Hugo Calderano ter ficado com a medalha de prata no Aberto da Áustria, resultado histórico também para o tênis de mesa brasileiro.
Neste sábado, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi tiveram que passar por um jogo complicado contra os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima nas quartas-de-final e conseguiram vencer por 3 sets a 2, com parciais de 11/8, 11/13, 11/9, 9/11 e 11/9.
O jogo entre a dupla brasileira e a japonesa foi bastante equilibrado. Calderano e Tsuboi foram bem no primeiro set e saíram na frente no placar. No set seguinte, as duplas protagonizaram uma grande disputa, com Morizono e Oshima deixando tudo igual no marcador.
O ritmo do jogo se manteve e foi preciso ir para o quinto set para que fosse decidido quem conseguiria vaga na próxima fase. Os brasileiros mostraram superioridade e fecharam, avançando na competição.
Na semifinal, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi encararam a parceria formada por Patrick Franziska, da Alemanha, e Jonathan Groth, da Dinamarca. Os brasileiros conseguiram se impor desde o começo e foram arrasadores ao vencer por 3 a 0 com parciais de 11/9, 11/8 e 11/7.
Foi o jogo mais tranquilo enfrentado pelos brasileiros até agora no Aberto da Suécia, já que nas oitavas, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi já haviam passado por um embate acirrado contra os sul-coreanos Eonrae Cho e Donghyun Kim. Em uma partida de cinco sets, a dupla verde e amarela superou os atletas da Coreia do Sul, de virada, por 3 a 2 (7/11, 15/13, 7/11, 11/8 e 11/9) e, com isso, avançaram para as quartas de final.
Os adversários de Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi na final deste domingo serão os franceses Antoine Hachard e Stephane Oaiche, que eliminaram na semifinal os japoneses Kenta Matsudaira e Jin Ueda por 3 a 2 com parciais de 12-10,8-11,11-9,7-11,11-8.