O segundo dia de Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa Sub-11 e Sub-13, que está acontecendo em Cuenca, no Equador, já reservou um pódio para o Brasil. Na noite dessa terça-feira (19), a equipe masculina sub-11, formada por Frederico Martins, Theo Tadima e Murilo Tassi, alcançou as semifinais ao derrotar Porto Rico 1 (Yamil Velez e Geovanni Resto), por 3 a 0, e, com isso, já garantiu ao menos a medalha de bronze na competição. O país ainda teve a classificação de duas equipes masculinas e de uma feminina para as quartas de final no torneio sub-13.
-São Paulo vence Franca e conquista o Paulista masculino de 2021
No caminho para as semifinais, o time masculino sub-11 ainda disputou mais um jogo na terça-feira pela fase de grupos. No Grupo 4, os brasileiros encararam a República Dominicana 2 (Geovanny Rodriguez e Edwin Ventura) e os bateram por 3 a 0. Com a vitória, eles terminaram na primeira colocação do quadrangular com 100% de aproveitamento, o que qualificou a equipe direto para as quartas de finais, fase em que avançaram diante dos porto-riquenhos.
O torneio masculino sub-13 vai contar com a presença de duas equipes brasileiras nas quartas de final. O Brasil 1 (Davi Fujii e Hamilton Yamane) já havia se classificado no primeiro dia de competição por ter vencido suas duas partidas e, com isso, ter terminado na liderança do Grupo 3.
Por outro lado, o caminho percorrido pelo Brasil 2 (Felipe Lara e Vicenzo Nakashima) foi mais longo. Por terem ficado na segunda colocação do Grupo 2, os representantes do Brasil tiveram de passar pelas oitavas de final. Na luta por uma vaga nas quartas, eles fizeram um grande confronto contra o Equador 1 (Juan Martin Gonzalez e Boris Villavicencio) e os derrotaram por 3 a 0.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil 1, formado por Lana Ozeki e Ani Tadima, confirmou uma vaga na fase principal do torneio sub-13 feminino. As brasileiras encararam a Colômbia 2 (Sofia Pinzon e Valentina Rodriguez) e as superaram por 3 a 1. A vitória garantiu a liderança do Grupo 2 e a classificação direta para as quartas de final da competição.
Equipes brasileiras se despedem
O dia ainda teve mais duas equipes brasileiras em ação que acabaram se despedindo do torneio. O time feminino sub-11, que já não tinha mais chance de classificação, foi à mesa contra o Equador 2 (Emily Macay e Jeymi Paredes) e fez uma excelente exibição: vitória por 3 a 0. Com o triunfo, Maiara Alves, Alicia Andrade e Ana Clara Imai terminaram na terceira colocação do Grupo 3 (somente as duas primeiras seleções avançavam nos quadrangulares).
No sub-13 feminino, o Brasil 2 (Abigail Araújo e Gabrielle Pincerato) foi superado pelos Estados Unidos 2 (Aria Shi e Mandy Yu). A equipe formada por Abigail Araújo e Gabrielle Pincerato perdeu o confronto por 3 a 0 e ficou na terceira colocação do Grupo 1.