Mais seis campeões nas categorias de base foram conhecidos nesta quinta-feira (23), segundo dia de disputas do TMB Platinum, no Praia Clube, em Uberlândia. O torneio teve o brilho de campeões que subiram ao alto do pódio em mais de uma categoria, como Henrique Noguti e Lara Ozeki, e outros que brilharam pela primeira vez, casos de Tainara Heidrich, Beatriz Kanashiro, Davi Fujii e João Lucas Oliveira. A competição tem sequência nesta sexta-feira, com as disputas paralímpicas, de veteranos, sênior e lady, e segue até domingo, quando serão conhecidos os campeões dos Absolutos.
-Marcus D’Almeida avança no mundial e já está entre os oito melhores
Tainara Heidrich (Associação de Tênis de Mesa de Pouso Redondo-SC) foi a grande campeã da categoria pré-mirim feminino. Ela venceu a também catarinense Luiza Fontanive (Clube Rioestense de Tênis de Mesa-SC), na decisão da categoria, por 3 a 2 (11/9, 6/11, 11/8, 6/11 e 11/8). Com a simplicidade de seus 9 anos de idade, Tainara foi precisa ao dizer o que a trouxe ao torneio no Triângulo Mineiro: “Vim para vencer todo mundo”. No masculino, João Lucas Oliveira (Associação Independente de Tênis de Mesa-MA) foi o vencedor do grupo único da categoria.
A medalha de ouro do mirim masculino ficou com Davi Fujii (Itaim Keiko/JJ Yamada-SP). Ele venceu a decisão contra Vicenzo Nakashima (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), em jogo muito acirrado, por 3 a 2, com parciais de 11/4, 8/11, 11/8, 7/11 e 11/9. Entre as meninas, Lana Ozeki (Itaim Keiko/JJ Yamada) repetiu a dose. Um dia depois de conquistar o infantil feminino, ela triunfou no mirim, batendo Abigail Araújo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), na decisão do título, por 3 a 0 (11/7, 12/10 e 11/5).
No juvenil feminino, Beatriz Kanashiro (SERC Santa Maria/São Caetano) derrotou Melissa Arakaki (Associação Concordiense de TM-SC), na final, por 3 a 1 (8/11, 11/8, 14/12 e 11/8), garantindo a medalha de ouro. A conquista foi um alívio para a atleta, que vinha esbarrando em eliminações precoces. Na última etapa do TMB Estadual de São Paulo, do TMB Challenge Plus de Cruzeiro e no próprio TMB Platinum, no infantil, ela foi eliminada nas quartas de final. Desta vez, quebrou o “encanto”, na categoria acima.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas poucos atletas se encontram tão felizes com o atual momento no tênis de mesa brasileiro quanto Henrique Noguti (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), que faturou o terceiro ouro em duas semanas. Ele dominou o juvenil masculino, batendo o atual campeão brasileiro do Absoluto A, Richard Pinheiro (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes-SP), na final, por 3 a 1 (11/7, 11/8, 8/11 e 11/9).
Vale lembrar que Noguti foi campeão pan-americano por equipes na categoria sub-19, na semana passada, e na quarta-feira faturou o ouro do juventude masculino no TMB Platinum. Noguti fez um coraçãozinho no mural dos campeões ao lado de seu nome no primeiro dia de disputas. “Hoje vou fazer dois e espero ainda fazer três, no Absoluto A”, disse.