Hugo Calderano (31º colocado no ranking mundial) escreveu mais um capítulo na história do tênis de mesa brasileiro. Tornou-se o primeiro brasileiro medalhista em uma etapa Major do Circuito Mundial ao faturar a prata no Aberto da Áustria, no último domingo (13). Poucos dias depois do feito, Hugo pode continuar escrevendo novas páginas em sua jovem e já vitoriosa carreira. Nesta terça-feira (15), começa a ser disputado o Aberto da Suécia, também etapa Major, que contará com a presença de dois brasileiros: o medalhista de prata do torneio austríaco e Gustavo Tsuboi, número 79 do mundo.
No Aberto da Áustria, Hugo Calderano fez uma bela campanha até chegar à final. O brasileiro teve de passar pelos chineses, Wang Chuqin e Fang Yinchi, pelo dinamarquês Jonathan Groth (33º), pelo alemão Ruwen Filus (64º) e pelo japonês Yoto Muramatsu (37º). Na grande decisão, ele teve de encarar o japonês Kenta Matsudaira (41º) e acabou sendo superado por 4 sets a 2, mas com grandes chances de ter saído vitorioso.
Na Suécia, Hugo Calderano começará a sua caminhada no torneio individual somente nesta sexta-feira (18) pelos 64 avos de final pela fase principal, às 10h (horário de Brasília). Ainda não há adversário definido para a sua estreia. Ele ainda jogará o torneio de duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, em que já está classificado automaticamente para a fase principal. A parceria vai jogar pelas oitavas de final nesta sexta-feira, às 18h, e a dupla oponente ainda não foi conhecida.
Tsuboi estreará pelo torneio individual antes de seu conterrâneo. Ele, que está na fase classificatória, terá de enfrentar um atleta do Chile e outro da Suécia pelo grupo 1. Na quarta-feira (16), Gustavo vai encarar o chileno Juan Lamadrid, às 6h30, e o sueco Truls Moregard (329º), às 13h15.
O Aberto da Suécia, que começa nesta terça-feira (15), será realizado até domingo (20). A competição contará com atletas top 20 do ranking, como: Dimitrij Ovtcharov (6º), da Alemanha; Marcos Freitas, de Portugal (13º); Simon Gauzy (14º), da França; Yu Zhou (17º), da China; e Koki Niwa (19º), do Japão.