A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) divulgou, nesta segunda-feira (21), a primeira versão do calendário nacional de 2021.
De acordo com o documento, serão realizados quatro eventos TMB Platinum, sendo dois com locais já definidos, e nove TMB Challenge Plus, número que poderá aumentar até o final do ano. Uma nova versão do calendário será divulgada no início de 2021.
+ Confira mais notícias da modalidade
A programação prevê quatro eventos TMB Platinum, conforme estabelecido no Novo Modelo de Competições. Duas sedes já estão definidas: Uberlândia (MG) e Maringá (PR). Originalmente, as cidades receberiam as competições em 2020, mas elas foram canceladas em razão da pandemia do coronavírus.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os outros dois, inclusive o Campeonato Brasileiro, já têm datas definidas, mas ainda não há sede confirmada. Em 2020, teriam sido no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O primeiro, em abril, foi cancelado, enquanto o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro foi no Rio de Janeiro.
Além deles, serão nove TMB Challenge Plus, já com datas e locais confirmados. Serão no Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Confira a 1ª versão do calendário nacional
Ranking nacional
A CBTM também divulgou a atualização do ranking nacional de tênis de mesa. Em razão da pandemia do novo coronavírus, excepcionalmente nesta temporada, não haverá o fechamento em dezembro, com a contagem prosseguindo até o final de 2021.
Os números desta nova atualização já incluem os pontos conquistados no Brasileiro, que aconteceu na semana passada. Além deste torneio, as competições TMB Estaduais, realizadas durante a temporada, e o TMB Challenge Plus de Belo Horizonte, que aconteceu em março, contam pontos.
No Absoluto A Feminino, Natália Munhoz (Ituano-SP) está na ponta do ranking nacional, com 13.800 pontos. Já no Absoluto A Masculino, a ponta é do veterano Israel Barreto (Apcef Manaus-AM), com 14.475 pontos.
Entre os paralímpicos, os maiores pontuadores são Sophia Kelmer (Fluminense-RJ), Anderson Silva (AACD-SP), Lucas Carvalhal (APMDFESP-SP) e Felipe Oliveira (Clube Inclusivo-SP), todos com 18 mil pontos em suas classes.
Entre os olímpicos, destaque absoluto para Vitor Uieda (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), com 17.100 pontos na categoria super pré-mirim masculino.