Lin Gui venceu todas as três partidas da fase preliminar do Aberto da República Checa, etapa da série major, segunda mais importante do circuito mundial, e garantiu a classificação para a chave principal do torneio.
A participação da brasileira começou na quarta-feira com vitórias sobre Olga Kim, do Uzbequistão, e Mercedes Nagyvaradi, da Hungria, ambas por 4 sets a 0. Nesta quinta-feira, o duelo foi mais difícil. Para garantir a vaga, ela precisou vencer a atleta da casa, Kristyna Miculkova em sete sets. Na chave de duplas, não teve a mesma sorte. Jogou ao lado da canadense Mo Zhang, perdeu para as checas Stribkova e Harabazsova por 3 a 1.
Nesta sexta, Lin Gui estreia na chave principal de simples, que contará com a participação de 64 mesatenistas, contra a húngara Dora Madarasz.
Na Olimpíada do Rio, Lin Gui fez boa campanha. Na época, ela era a 139a. do ranking mundial e venceu na estreia Galia Dvorak, número 92 do mundo, por 4 sets a 2, mas não passou da segunda rodada, quando perdeu para Elisabeta Samara, da Romênia, 29a. do mundo, por 4 a 0. Por conta da participação, a brasileira subiu 19 posições no ranking mundial.