Mesmo com a pandemia do coronavírus, o Brasileiro de tênis de mesa vai acontecer em 2020. Com cerca de 60% menos atletas, em relação a 2019, a edição deste ano será disputada na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro, a partir deste domingo (6). A competição é a que mais dá pontos para o ranking nacional.
Para que fosse possível a realização do Brasileiro de tênis de mesa, a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) teve que fazer algumas modificações no formato da disputa do campeonato. Mesmo com a estrutura da Arena Carioca 3 podendo receber até 60 mesas para a competição, em 2020 o torneio nacional contará com apenas 20 mesas, sendo 10 de aquecimento e 10 de competição.
+ Novata brasileira de 2 m vira a sensação do começo da NCAA
Além disso, os 759 atletas que podem disputar o Brasileiro de tênis de mesa serão divididos em oito dias de jogos, fazendo com que o local de competição tenha a menor aglomeração de atletas possível durante a realização do campeonato.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Desta forma, os paralímpicos abrem a competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.
Para participar da competição, os mesa-tenistas tiveram de preencher e assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Os atletas com comorbidades foram obrigados a apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio, bem como os atletas acima de 60 anos.
Algumas orientações que foram passadas aos mesa-tenistas inscritos no torneio:
· Todas as pessoas, ao ingressarem a Arena Carioca 3, passarão por medição de temperatura e, caso esteja acima de 37,5º C, não será permitida a entrada no local.
· Somente poderão permanecer nas áreas de jogo atletas, técnicos e árbitros envolvidos na rodada da competição. Aos atletas, será permitido disputar a partida com ou sem máscara.
· A área de aquecimento não estará liberada no dia 5 de dezembro. Somente poderão permanecer na área de aquecimento atletas com máscara que estejam programados para jogar na rodada subsequente da competição e não será permitida a presença de pais e técnicos no local.
· Não haverá troca de lados durante a partida. Os porta-toalhas e a mesa serão higienizados antes do início de cada jogo e as bolas serão limpas com álcool 70% a cada 6 (seis) pontos, no momento permitido do uso da toalha.
· Durante todo o período em que o atleta e técnico estiverem dentro da Arena Carioca 3, não será permitido que os mesmos fiquem sem máscara e nem permitida a ingestão de alimentos no local.
· A hidratação será disponibilizada nos bebedouros da Arena Carioca 3 e todos os inscritos receberão uma squeeze para acondicionar a água.
· Não haverá mural de informações, devendo as mesmas serem pesquisadas através de acesso ao site da CBTM por meio de tablet ou celular.
· Somente deverão permanecer na Arena Carioca 3 os responsáveis pelos atletas menores de 18 anos, responsáveis pelos atletas paralímpicos, atletas e técnicos envolvidos na competição. Logo após o encerramento da participação no evento, os mesmos deverão se retirar do local.