Hugo Calderano alcançará uma marca histórica na estreia no ITTF Finals, em Zhengzhou, na China. Ao ir à mesa para enfrentar o inglês Liam Pitchford, o brasileiro, sexto colocado do ranking mundial, chegará a mil jogos internacionais na carreira.
A partida, válida pelas oitavas de final, será realizada nesta quinta-feira (19), às 9h40 (de Brasília).
Segundo os registros oficiais da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), Hugo Calderano já atuou em 999 partidas em 121 torneios, com 750 vitórias, cerca de 75% de aproveitamento.
Na realidade, o brasileiro já disputou outras partidas oficiais internacionais desde que começou a carreira, aos 12 anos, mas não existem registros oficiais.
“Quando comecei, não imaginava que viveria tudo isso. É um grande privilégio ter toda essa experiência de vida tão jovem”, disse o carioca de 24 anos.
Se avançar, Hugo enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre o chinês Fan Zhendong (1º) e o sul-coreano Jeoung Youngsik (14º). A vaga nas semifinais será definida na sexta-feira (21), às 5h10 (de Brasília).
A disputa
O 2020 ITTF Finals é o terceiro evento dentro da ‘bolha’ do tênis de mesa, montada na China e chamada de Restart pela ITTF. Antes, foram disputadas as Copas do Mundo feminina (sem a presença de brasileiras) e masculina (com Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano). O WTT de Macau é o último torneio internacional da temporada e será realizado na próxima semana.
🥁 Bank of Communications 2020 #ITTFfinals MEN’S SINGLES DRAW 🥁
— ITTF World (@ittfworld) November 18, 2020
Which match are you most excited about❓#RESTART pic.twitter.com/o1KSdxEALh
Hugo Calderano disputará o Finals pela terceira vez seguida. Na estreia, em 2018, teve seu melhor resultado: chegou às semifinais após eliminar Fan Zhendong, que, à época, também liderava o ranking. No ano passado, enfrentou novamente o chinês nas quartas de final, mas acabou eliminado.
O ITTF Finals teve seu formato modificado por conta da pandemia do novo coronavírus. Nos anos anteriores, a competição era chamada de Grand Finals e reunia os melhores da temporada no Circuito Mundial. Como poucos torneios foram disputados em 2020, desta vez o ranking foi utilizado como critério de classificação.
Desta vez, o objetivo é se recuperar da eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo, quando não conseguiu passar pelo sul-coreano Jeoung Youngsik. De acordo com o técnico pessoal do brasileiro e consultor técnico da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Jean-René Mounie, a regularidade precisa ser o objetivo.
🤯 1 emoji to describe this⁉️
— ITTF World (@ittfworld) November 17, 2020
More to come from @HugoCalderano at #WTTMacao! pic.twitter.com/7Cac9d4MD0
“O Hugo não conseguiu impor o jogo dele. Isso foi a chave da partida. Vimos várias coisas positivas, como o jogo curto, por exemplo, mas ele não teve regularidade suficiente. Foi difícil achar o caminho certo, sem disputar jogos internacionais há muito tempo, e ainda mais porque, desde outubro, o Hugo teve dois períodos de confinamento. Significam quase quatro semanas sem treinos na mesa. Ele lutou bastante, mas contra um adversário desse nível e já com três jogos na competição, não foi o suficiente para achar o ritmo certo. Ele continua trabalhando e esperamos que ele possa jogar muito bem nesta semana”, afirmou o técnico.