Estreia tranquila para Hugo Calderano no Aberto do Qatar de tênis de mesa. Em apenas 25 minutos, o brasileiro venceu o indiano Anthony Amalraj, número 98 do mundo, por 4 a 0, com parciais de 12/10, 11/4, 11/4 e 11/6.
Este foi o desempate do duelo entre Calderano e Amalraj. Eles haviam se enfrentado duas vezes em confrontos internacionais. No Mundial de Equipes de 2012, quando o brasileiro tinha apenas 16 anos, vitória do indiano. Cinco anos mais tarde, na final do Aberto do Brasil, vitória de Calderano por 4 a 1.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Agora, nas oitavas de final do Aberto do Qatar, o brasileiro enfrenta o francês Simon Gauzy, número 21 do mundo, e seu companheiro no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha.
Aos 22 anos, Hugo Calderano tem duas medalhas de prata no Aberto do Qatar até hoje: na disputa de duplas masculinas de 2015, e na chave simples, em 2018. São os melhores resultados das Américas em etapas Platinum do Circuito Mundial.
O jogo
Depois de um começo equilibrado, os ataques rápidos de Calderano funcionaram e Anthony Amalraj não segurou (8×4). Em três erros do brasileiro, no entanto, o indiano se aproximou e, na sequência, chegou ao empate em 8 a 8. Depis de bons rallys o set chegou ao final empatado em 10 a 10. O Amalraj, então, errou duas vezes e Calderano fechou a primeira parcial na frente: 12 a 10.
O brasileiro começou o segundo set com dois erros de devolução, mas, rapidamente, virou o marcador para 3 a 2. Com muitos erros do indiano, Calderano abriu vantagem de 5 a 2 e não demorou para vencer o set por 11 a 4.
Com ataques fortes, o brasileiro começou o terceiro set abrindo vantagem de 2 a 0. O indiano continuava vivo no jogo, mas Calderano administrava a vantagem (5×3). Depois de uma sequência de lindos ataques e seis pontos seguidos, o carioca desestabilizou o adversário e fez 11 a 4 em apenas 3min57s.
O quarto set começou equilibrado até o terceiro ponto. A partir dai, Amalraj passou a cometer muitos erros e Calderano abriu vantagem de 8 a 3. O indiano ensaiou uma recuperação, mas foi questão de tempo até Calderano fechar o set em 11 a 6 e vencer a partida por 4 a 0.
“Foi um bom desempenho do Hugo. Ele sacou muito bem e conseguiu pôr muita pressão depois. Ele dominou totalmente a partida. Espero que consiga manter esse nível físico e mental amanhã, no jogo das oitavas”, disse o técnico Jean-René Mounié depois da partida.