O Brasil tem três representantes nas quartas de final da Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa. Nesta sexta-feira (7), em Guaynabo, Porto Rico, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano venceram seus confrontos de estreia e garantiram presença na próxima fase, que será disputada no sábado (8). Jessica Yamada não conseguiu vencer a número 20 do mundo e foi eliminada. Os campeões e vices de cada naipe estarão classificados para as Copas do Mundo Individuais, em outubro.
Bruna Takahashi teve ótimo desempenho no jogos das oitavas. Ela venceu a argentina Ana Codina, por 4 a 0 (11/9, 11/3, 11/5 e 11/9). Mostrando que está em grande fase, encontrou maiores dificuldades no início e depois teve o controle da partida, encerrando o confronto em menos de 25 minutos de tempo de jogo.
Na próxima fase, Bruna encara a canadense Mo Zhang, em jogo que ainda não tem horário confirmado pela organização do evento. Esta foi a adversária que eliminou Bruna na última Copa Pan-Americana, na fase semifinal.
“Vou assistir alguns jogos da Zhang nesta noite, para ver pontos fracos e fortes dela e já entrar no jogo de amanhã com uma visão melhor do que tenho de fazer na mesa. Gostei do meu desempenho hoje, joguei super focada. Geralmente, no primeiro jogo eu fico um pouco nervosa, mas me senti muito relaxada e confiante”, disse a brasileira.
Terceiro colocado na edição de 2019, Gustavo Tsuboi foi para a mesa na sequência, onde encarou o canadense Marko Medjugorac. Vitória por 4 a 1 (11/6, 9/11, 15/13, 11/6 e 11/4), e classificação para enfrentar o equatoriano Alberto Mino.
Tsuboi encontrou dificuldades no primeiro set, mas foi no segundo que o canadense dominou o confronto, chegando a abrir uma diferença de cinco pontos. Na terceira parcial, novamente o brasileiro encontrou dificuldades, mas conseguiu vencer no desempate e retomou as rédeas da partida.
Nos jogos da noite, Jessica Yamada enfrentou a porto-riquenha Adriana Diaz, mas não conseguiu segurar a mesatenista número 20 do mundo. A brasileira foi derrotada por 4 a 0 (5/11, 8/11, 9/11 e 8/11), e se despediu nas oitavas de final. Apesar de o placar sugerir um jogo tranquilo, a brasileira dificultou as ações da atleta da casa, principalmente no segundo e no terceiro sets, mas pecou muito nos momentos decisivos das parciais.
Fechando a estreia dos brasileiros, Hugo Calderano jogou contra o canadense Jeremy Hazin nas oitavas de final e teve trabalho para vencer. Após mais de um mês parado por conta de uma lesão no quadril, Calderano levou um susto inicial, mas bateu o adversário por 4 a 2 (8/11, 11/3, 5/11, 11/7, 11/0 e 11/8). Nas quartas de final, ele encara o argentino Horacio Cifuentes, às 18h (de Brasília)
Sentindo claramente a falta de ritmo de competição, Calderano começou muito mal o jogo. Errando além do normal, foi dominado pelo canadense, que venceu a primeira parcial. Mas logo a alegria do adversário acabou. No segundo set, o brasileiro foi arrasador, vencendo por 11 a 3.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Calderano voltou a errar muito no terceiro set, permitindo ao adversário abrir vantagem. O brasileiro acabou se desconcentrando após reclamações de Hazin sobre a bola molhada e voltou a perder, com certa facilidade.
A desvantagem colocou o brasileiro definitivamente na partida. Na quarta parcial, começou a encontrar novamente o seu melhor jogo. Na quinta, foi irretocável, com sangue nos olhos, vencendo por 11 a 0. O canadense ainda tentou uma reação no sexto set, mas Calderano conseguiu manter o melhor nível para fechar.