O tênis de mesa do país fechou a temporada 2019 com chave de ouro. O time dos brasileiros Carlos Carbinatti e Luiz Felipe Manara, e do espanhol Jose Manuel Reyes, conquistou a copa paralímpica da Costa Rica, última competição do Circuito Mundial da modalidade em 2019.
A campanha foi praticamente perfeita. Em nove jogos disputados, só perderam um. Na fase de grupos, derrotaram as equipes da Costa Rica (Steven Chinchilla, Jose Angel Rojas e Nixon Reyes) e um time misto de cubanos e porto-riquenhos (Erich Salazar, Kevin Rios e Shaquille Vicente), ambos por 2 a 0.
Repetiram o placar na semifinal, diante dos britânicos Jack Stockdale e Shae Takker. Na decisão da copa paralímpica da Costa Rica, disputada no sábado (14), Carlos Carbinatti, Luiz Felipe Manara e Jose Manuel Reye venceram por 2 a 1 os japoneses Nariaki Kakita e Hayuma Abe.
“No individual, a meta era de chegar ao menos na semifinal, pelo nível dos atletas que estavam inscritos. No torneio de equipes, nada estava programado. Formamos um time forte e conseguimos ficar em primeiro”, analisou Carlos Carbinatti.
O atleta comemora o grande momento na carreira. Depois de deixar o tênis de mesa em segundo plano para se dedicar aos estudos após a Rio 2016, ganhou novo fôlego ao conquistar numa seletiva, no final de 2018, a vaga no Parapan de Lima. Venceu o torneio da classe 10 e, de quebra, faturou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
“Finalizamos um grande trabalho em 2019. Levo essa auto estima para me preparar bem para Tóquio. A expectativa é boa, os resultados estão aparecendo”, diz o atleta, que deve disputar o Aberto Paralímpico do Chile, em janeiro.