O brasileiro Hugo Calderano venceu o sul-coreano Jeoung Youngsik nesta sexta-feira (15) e se classificou para as quartas de final do Aberto da Áustria de tênis de mesa. Ele dominou o rival por quase todo o jogo, cedendo apenas um game, e fechou em 11/9, 11/2, 8/11, 18/16 e 11/7.
O resultado foi válido pela segunda rodada (veja abaixo o match point), ou oitavas de final, do Aberto da Áustria e já iguala o desempenho de Hugo Calderano no ano passado, quando também chegou nas quartas.
Na próxima rodada Hugo Calderano vai brigar pela semifinal contra Koki Niwa, 13º no ranking mundial. O japonês venceu por 4 a 2 o sueco Mattias Falck, nono do mundo, com 8/11, 11/5, 11/7, 16/14, 9/11 e 11/9 nas parciais. O brasileiro é o sexto, o melhor não asiático do mundo no tênis de mesa.
+ Calderano revê palco de primeira final europeia no Circuito Mundial
ACABOU!
— CBTM (@CBTM_TM) November 15, 2019
Vitória de @HugoCalderano e classificação garantida para as quartas de final do #AustrianOpen
🇧🇷 Hugo Calderano 4 🆚 1 Jeoung Youngsik 🇰🇷
🎥 @ittfworld pic.twitter.com/qYdtFpFaTQ
Jogo duro, mas dominado
Na partida contra o Jeoung Youngsik, que entrou na competição como o 21º do ranking, Hugo Calderano foi melhor tanto com o serviço quando na devolução.
O brasileiro anotou 30 pontos quando colocou a bola em jogo (confira abaixo um deles, uma bolaça!) contra 23 do rival. Na situação invertida, foi 29 a 22 para o atual bicampeão pan-americano.
ALGUÉM VIU ONDE ESSA BOLA FOI PARAR?!?!
— CBTM (@CBTM_TM) November 15, 2019
🇧🇷 @HugoCalderano em ação pelas oitavas de final do #AustrianOpen ➡️ https://t.co/GgUjhU5SDL
🎥 @ittfworld pic.twitter.com/zhoOPvNPaU
Na primeira parcial, Calderano assumiu o controle do jogo com pontos curtos. Na segunda, já com o tempo do de bola ajustado, foi praticamente perfeito e não deixou brechas para o adversário.
Youngsik mostrou-se um rival duro de ser batido a partir do terceiro game, quando melhorou a recepção e venceu por 11 a 8.
Na quarta parcial seguiu dificultando a vida do brasileiro alongando os ralis e afastando Calderano da mesa. Com 10 a 9 no placar, o sul-coreano teve a chance de fechar e, a partir de então, o jogo foi a um nível de concentração máxima. Hugo Calderano conseguiu salvar três game points consecutivos, Youngsik mais dois, e assim se revezaram até a definição da parcial quase 20 minutos depois do início.
A vitória após um game tão longo e disputado serviu para fortalecer Calderano, que retomou o controle do jogo no quinto game. Assim, fechou a partida com mais tranquilidade: 11 a 7.
“Essa vitória foi muito boa. O Jeoung Youngsik está jogando o melhor dele há seis meses. O nível do Hugo foi muito bom, a intensidade nos momentos chaves da partida foi muito alta. No início da partida, ele dominou bastante, conseguindo sempre fechar o jogo curto. Passo a passo, o confronto foi mais aberto e mais equilibrado. Mas, o Hugo está com boas condições técnicas e físicas, e conseguiu impor, mais uma vez, o jogo dele”, analisou o técnico Jean-René Mounie.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Cabeça a cabeça das quartas
Nos confrontos diretos das quarta de final do Aberto da Áustria, de acordo com os registros da federação internacional de tênis de mesa, Hugo Calderano perdeu o único confronto contra Mattias Falck, por 4 a 2, na rodada dos 32 do Aberto da Alemanha, em Bremen, no ano passado. Contra Koki Niwa não há registro de confronto.