O Brasil conquistou na marra a classificação da equipe masculina de tênis de mesa para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A vaga veio com uma virada comandada por Hugo Calderano sobre o time da Argentina na final do Pré-Olímpico Latino de Equipes, neste domingo (27), no Peru. Os rivais sul-americanos chegaram a ficar a uma vitória de saírem eles com os passaportes carimbados.
“Não tem nada fácil na América Latina”, afirmou Hugo Calderano após acompanhar Vitor Ishyi vencer o veterano Tabachnik, de 42 anos, na quinta e decisiva partida contra os argentinos. O resultado confirmou a equipe em Tóquio 2020. “É uma sensação muito boa garantir essa vaga. Não foi um campeonato fácil. Estou muito feliz pela equipe”, acrescentou o atual sexto melhor mesatenista do mundo, o maior não asiático.
Jovem promessa brasileira do tênis de mesa, Vitor Ishyi também estava radiante. “Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe. E de fazer um jogo tão emocionante como este, para uma classificação aos Jogos Olímpicos, que era um sonho meu. Sabia que ia ser bem difícil, eles têm atletas fortes e experientes. Já estava preparado” disse.
“Temos que valorizar o trabalho dos argentinos. Estamos bastante felizes. Não é sempre que conquistamos uma vaga para os Jogos Olímpicos”, analisou o técnico Paco. Gustavo Tsuboi completou o time brasileiro.
Ishyi chegou em condições de garantir a vaga após Hugo Calderano salvar um “match point” dos argentinos no jogo quatro. Derrotou Gastón Alto, 108° do ranking mundial, e empatou o confronto em 2 a 2 (veja abaixo).
Calderano já havia marcado o primeiro ponto da seleção brasileira ao bater o segundo jogo e empatar do embate. A Argentina saiu na frente na partida inicial do duelo, confronto das duplas. “Argentina mostrou que pode brigar com muitas potências”, disse o brasileiro. “Podemos treinar bastante para chegar em Tóquio no melhor nível”, completou Calderano, que tem boas recordações do palco dos duelos no Pré-Olímpico Latino de Equipes.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE
Tóquio via Videna
A disputa das equipes pelas vagas olímpicas foi realizada na Villa Deportiva Nacional, ou simplesmente Videna, local do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Lima disputados na capital peruana entre julho e agosto deste ano. Lá, Hugo Calderano não apenas sagrou-se bicampeão continental (veja abaixo o último ponto), como também garantiu vaga individual nos Jogos Olímpicos do ano que vem.
O time feminino, formado por Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada, também conquistou a vaga em Tóquio no Pré-Olímpico Latino de Equipes. No domingo, antes da disputa masculina, a seleção feminina teve uma atuação impecável diante de Porto Rico, conseguiu a revanche e venceu as campeãs dos Jogos Pan-Americanos por 3 a 0.