O Brasil segue na briga pela vaga nos Jogos de Tóquio de 2020. As equipes feminina e masculina do Brasil foram absolutas na segunda rodada do Pré-Olímpico Latino de Equipes. Neste sábado (26), na Villa Deportiva Nacional, em Lima, as brasileiras superaram as donas da casa por 3 a 0, conquistando a segunda vitória no torneio, enquanto os homens venceram o Chile pelo mesmo placar.
Equipe feminina – A decisão da vaga olímpica será contra Porto Rico, neste domingo (27), às 18h (de Brasília). Esta a oportunidade de revanche das brasileiras, que foram superadas pelas porto-riquenhas por 3 a 2, na final dos Jogos Pan-Americanos, em agosto, neste mesmo ginásio.
O primeiro confronto, de duplas, teve Caroline Kumahara e Jessica Yamada enfrentando Maria La Torre e Ana Aragón e dominando amplamente as duas primeiras parciais. No terceiro set, as peruanas reagiram e chegaram a ter um set point, com 10 a 8 no placar. Mas as brasileiras buscaram a desvantagem e conseguiram a virada, por 13 a 11.
No segundo jogo, Bruna Takahashi foi arrasadora contra Luciana Cisneros. Ela ficou diante da mesa por pouco mais de dez minutos para fechar em 3 a 0 (11/2, 11/8 e 11/4).
Por fim, Jessica Yamada teve a missão de encerrar o duelo, contra Ana Aragón. E, da mesma forma que Bruna, foi absoluta no confronto, com direito a um triunfo por 11 a 1 no primeiro set, e vitórias de 11 a 6 e 11 a 5 nas parciais seguintes.
Equipe masculina – No confronto de duplas, o Brasil passou um bom aperto. Logo no primeiro set, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy perceberam que teriam de dar tudo na mesa para saírem vitoriosos. Venceram a primeira parcial, por 11 a 9, mas o jogo de Gustavo Gomes e Nicolas Burgos encaixou e eles viraram o confronto, com placar de 10 a 12 no segundo set e 9 a 11 no terceiro.
No quarto set, a dupla brasileira foi absoluta, fechou em 11 a 4 e levou a decisão do ponto para o set desempate. Os chilenos chegaram a estar vencendo por 7 a 4, mas Tsuboi e Ishiy foram praticamente perfeitos no final e fecharam em 11 a 8.
Na sequência, o melhor jogador das Américas, Hugo Calderano, teve pela frente Juan Lamadrid. Que também não facilitou as coisas. Tanto no primeiro quanto no segundo set, Calderano foi preciso nos momentos finais e abriu a vantagem necessária para fechar. No terceiro set, o brasileiro foi bem superior e venceu por 3 a 0 (11/7, 11/8 e 11/4).
No confronto dos Gustavos, o brasileiro Tsuboi não estava disposto a facilitar para o chileno Gomez. Fez um ótimo primeiro set, vencendo por 11 a 3. Gomez passou a dificultar a vida do brasileiro na segunda parcial, quando dominou o início do confronto, mas Tsuboi reagiu e virou, finalizando em 12 a 10. O brasileiro, 28° do ranking mundial, usou de toda a sua experiência para controlar o terceiro set e vencer, por 11 a 6.
A vaga única para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 será definida neste domingo, às 22h (de Brasília), contra a Argentina, vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos.