O paranaense Felipe Lara, de 11 anos de idade, foi o grande campeão do torneio do Hopes Latino, realizado neste fim de semana (5 e 6), na cidade de Salinas, em Porto Rico. O Hopes é um treinamento de alto nível de tênis de mesa envolvendo os melhores atletas por regiões. Com o resultado, ele vai participar do Hopes Mundial em 2020, com mesa-tenistas de todos os continentes.
Atleta da Associação São José dos Pinhais, Lara teve um desempenho irretocável no Hopes Latino, vencendo todos os adversários na fase inicial e nas etapas finais. Curiosamente, Lara não estava sequer classificado para o treinamento. Ele foi o terceiro colocado no Hopes Regional, caindo na semifinal, após estar ganhando por dois sets a zero. Porém, um dos atletas classificados desistiu do torneio e o brasileiro herdou a vaga.
Outra brasileira passou perto da classificação para o Hopes Mundial. Julia Hatakeyama foi a terceira colocada no feminino, ficando bem perto de estar no treinamento de elite mundial.
“Essa história dele é fantástica. Tanto o Felipe quanto a Julia melhoraram muito desde o Hopes Regional. Eles começam a treinar para chegar ao nível dos demais. Observaram o que os outros tinham de melhor e seguiram esse caminho”, explica Andrews Martins, técnico das Seleções Sub-11 e Sub-13 do Brasil.
Outro fato destacado pelo profissional foi a boa campanha de atletas que não fazem parte dos dois principais estados no cenário atual do tênis de mesa do país, São Paulo e Santa Catarina:
“Um é do Paraná e outra do Mato Grosso. A Julia terminou novamente entre as quatro melhores, só que em outro patamar. Tem México, República Dominicana, Porto Rico e Guatemala, que são países fortes no tênis de mesa. Foi muito bom, muito positivo, estão numa escalada muito boa”.