Mais um dia do tênis de mesa agitou o Parapan-Americano de Lima 2019. Nesta sexta-feira (23), dia da abertura oficial dos Jogos, o Brasil voltou a conquistar vitórias e pode conquistar até 27 medalhas nas disputas individuais. Cátia Oliveira, um dos destaques da delegação brasileira, se garantiu na semifinal da Classe 2-3 e irá disputar uma vaga na final contra a compatriota Marliane Santos.
Contudo, a vaga para a semi foi suada e veio diante da argentina Maria Garrone. Cátia Oliveira venceu, com certa facilidade, o primeiro set, mas entregou no segundo e deu brechas para a adversária acreditar que poderia conseguir algo contra a brasileira. “Hoje eu joguei muito mal, estava muito nervosa, não sei direito o que aconteceu, acho que foi a demora na preparação. Mas passei e agora tenho mais dois jogos para chegar no meu objetivo”, disse Cátia Oliveira após vencer a Argentina Maria Garrone, por 3 sets a 1, parciais de 11/5, 10/12, 11/7 e 12/10.
“Bora que não acabou ainda, vamos porque ainda tenho mais duas partidas duras para fazer aqui. Eu quero sair com esse ouro daqui. Treinei para chegar aqui e eu quero esse ouro. Se alguém quiser ganhar de mim, vai ter que ganhar na mesa”, finalizou Cátia Oliveira, que terá a compatriota Marliane Santos na semifinal.
Marliane venceu as duas partidas que fez no dia. Primeira ela despachou a venezuelana Evelyn Garcia, por 3 sets a 0, parciais de 11/4, 11/2 e 11/6. Pouco tempo depois, a brasileira retornou e também conseguiu outro 3 a 0, agora para cima da norte-americana Pamela Fontaine, parciais de 13/11, 11/4 e 11/6.
Outros jogos
O tênis de mesa brasileiro também teve outros jogos importantes no dia. Na Classe 1, Aloísio Lima e Conrado Contessi venceram suas respectivas partidas e vão disputar o bronze no sábado (24).
No tie-break, Carla Azevedo, da Classe 2-3, venceu a argentina Veronica Blanco de virada e passou para as quartas de final, onde enfrentará a mexicana Maria Sigala. A outra partida das quartas de final será entre Thais Severo contra a cubana Yanelis Silva. Cátia Oliveira e a compatriota Marliane Santos se enfrentaram na semifinal que já está definida.
Já na Classe 8, Francisco Melo suou para vencer o argentino Pablo Krotsch, por 3 a 2, e se garantiu nas quartas de final. Seu próximo adversário será Ian Kent, do Canadá.
Outro que venceu e se garantiu nas quartas foi Diego Moreira, da Classe 10. O brasileiro fez 3 a 0 para cima de Josue Mora, de El Salvador, e irá enfrentar o chileno Manuel Echaveguren. Na mesma classe, Carlos Carbinatti pega Melvin Muñoz, também de El Salvador.
Raiza da Silva perdeu para a argentina Nayla Kuell na disputa da Classe 5, terminando no 4º lugar. Pela Classe 9, dois brasileiros estão na semifinal. Enquanto Ramon da Silva vai pegar Miguel Vazquez, do México, e Lucas Carvalho encara o norte-americano Tahl Leibovitz.
Fechando a participação brasileira no dia da abertura do Parapan, Iranildo Espíndola, da Classe 2, derrotou o Luis Rojas, da Venezuela, e passou para as quartas de final. Ele irá enfrentar o canadense Peter Isherwood.
Confira a situação dos 30 atletas do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos e a agenda dos jogos deste sábado (horários de Brasília):
Classe 2-3 Feminino
Cátia Oliveira e Marliane Santos se enfrentam em uma semifinal e já estão com medalhas garantidas. Carla Maia e Thais Severo estão nas quartas de final e se enfrentam se conseguirem classificação.
14h – Thais Severo x Yanelis Silva (CUB)
14h – Carla Maia x Maria Sigala (MEX)
18h20 – Cátia Oliveira x Marliane Santos
18h20 – Semifinal 2
20h20 – Final
Classe 4 Feminino
Joyce Oliveira está classificada para a semifinal e já garantiu medalha.
13h20 – Joyce Oliveira x Manuela Guapi (COL)
15h20 – Final
Classe 5 Feminino
Raíza da Silva – Perdeu os três jogos no grupo único e não conquistou medalha.
Classe 6-7 Feminino
Aline Ferreira está em quinto no grupo único, com remotas chances de bronze. Millena França é a terceira colocada, mas precisa vencer e torcer por outros resultados para garantir lugar no pódio.
12h – Aline Ferreira x Stephanie Chan (CAN)
12h – Millena França x Claudia Perez (MEX)
14h40 – Aline Ferreira x Claudia Perez (MEX)
Classe 8-10 Feminino
Danielle Rauen venceu os dois jogos no grupo A, disputa a semifinal e já garantiu medalha. Jennyfer Parinos está em ótima situação no grupo B, enquanto Lethícia Lacerda precisa vencer para sonhar com a vaga.
12h40 – Jennyfer Parinos x Yessica Alzate (COL)
12h40 – Lethícia Lacerda x Anetth Araya (CRC)
15h20 – Semifinais
19h – Finais
Classe 1 Masculino
Aloísio Lima e Conrado Contessi se enfrentam na semifinal e estão com medalhas garantidas.
12h40 – Aloísio Lima x Conrado Contessi
15h20 – Final
Classe 2 Masculino
Guilherme Costa está classificado para a semifinal, com medalha garantida. Iranildo Espíndola vai disputar as quartas de final.
12h40 – Iranildo Espíndola x Peter Ishiwood (CAN)
14h40 – Semifinais
19h40 – Final
Classe 3 Masculino
Welder Knaf está classificado para a semifinal, com medalha garantida. David Freitas vai disputar as quartas de final.
12h – David Freitas x Jenson Van Emburgh
14h – Semifinais
15h20 – Finais
Classe 4 Masculino
Eziquiel Babes está classificado para a semifinal, com medalha garantida. Alexandre Ank e Ecildo Lopes vão disputar as quartas de final.
12h – Alexandre Ank x Jesus Salgueiro (MEX)
12h – Ecildo Lopes x Maximiliano Rodriguez (CHI)
14h40 – Semifinais
19h – Final
Classe 6 Masculino
Goutier Rodrigues terminou em terceiro lugar no grupo B e não conquistou medalha.
Classe 7 Masculino
Paulo Salmin líder o grupo único e depende de uma vitória para garantir o ouro.
14h40 – Paulo Salmin x Jose Vargas (COL)
Classe 8 Masculino
Francisco Wellington e Luiz Filipe Manara disputam as quartas de final.
13h20 – Luiz Filipe Manara x Alejandro Perez (ARG)
13h20 – Francisco Wellington x Ian Kent (CAN)
18h20 – Semifinal
19h40 – Final
Classe 9 Masculino
Lucas Carvalho e Ramon Colombo estão classificados para as semifinais e com medalha garantida. Guilherme Ifanger terminou em terceiro no grupo B e não conquistou medalha.
18h20 – Lucas Carvalho x Tahl Leibovitz (USA)
18h20 – Ramon Colombo x Miguel Vazquez (MEX)
20h20 – Final
Classe 10 Masculino
Carlos Carbinatti, Claudio Massad e Diego Moreira estão classificados para as quartas de finais.
14h – Claudio Massad x Gustavo Castro (CHI)
14h – Diego Moreira x Manuel Echaveguren (CHI)
14h – Carlos Carbinatti x Melvin Muñoz (ESA)
19h – Semifinais
20h20 – Final