O brasileiro Hugo Calderano venceu com autoridade o sul-coreano Cho Seungmin na madrugada desta quinta-feira (11), pelo Aberto da Austrália de tênis de mesa. Fez 4 games a 1, com 11/5, 11/8, 11/2, 6/11 e 11/8 nas parciais. O próximo desafio, na rodada dos 16, é contra o português Marcos Freitas. Será na sexta (12), às 5h40 (Brasília).
Contra Cho Seungmin, que entrou no Aberto da Austrália de tênis de mesa como o número 83 do mundo, Hugo Calderano venceu mais pontos tanto no serviço, 24 a 16, quanto na devolução, 26 a 18. O brasileiro começou o torneio como o número sete do mundo, o primeiro não asiático na lista, dominada pelos chineses.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=YN_cGUDDg0Y[/embedyt]
Foi o terceiro duelo entre os Cho Seungmin e Hugo Calderano e agora o brasileiro está na vantagem, e de virada. No último confronto, no Aberto da Coreia do Sul de 2018, já havia vencido por 4 a 0.
O próximo desafio será contra Marcos Freitas, número 30 no ranking da federação internacional de tênis de mesa. No Aberto da Austrália, o português primeiro passou pela fase de grupos. Depois, na estreia do eliminatório, também nesta quinta-feira, venceu fácil o australiano Heming Hu. Fez 4 a 0 com parciais de 11/7, 11/1, 11/7 e 11/3.
Em resumo, Marcos Freitas jogou três e ganhou três, perdendo apenas um game. A única vez em que se encontraram foi no Aberto do Kuwait, em 2015, com vitória de Freitas.
O melhor do tênis de mesa
Se vencer o português, Hugo Calderano pode enfrentar o chinês Xu Xin, ninguém menos do que o atual líder do ranking mundial e campeão olímpico por equipes. Antes, porém, Xu Xin também tem de vencer sua segunda partida no Aberto da Austrália. Pega Lin Yun-Ju, de Taipei, nesta sexta-feira.
Xu Xin vem de título no Aberto do Japão, competição Platinum, e ganhou o Aberto da Austrália no ano passado. Além do Japão, jogou três torneios esse ano e chegou na semifinal dos três: Aberto da Hungria, o primeiro da temporada, e os platinuns de tênis de mesa do Catar e da China.
Hugo Calderano de volta
O Aberto da Austrália, em Geelong, é o primeiro de Hugo Calderano após um período de breve descanso, no intervalo da temporada europeia. Inicia o último quarto do ciclo olímpico.
+ PÁGINA ESPECIAL DE HUGO CALDERANO
No início de agosto, vai buscar o bicampeonato individual e de equipes no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Em novembro, disputa a Copa do Mundo Individual, podendo também ter pela frente a Copa do Mundo de Equipes, evento-teste para a Olimpíada no Japão. Além disso, os eventos regulares do Circuito Mundial.