A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lançou, na manhã desta terça-feira (2), a sua nova marca e identidade visual. Com linhas mais modernas, que remetem ao movimento dos jogos da modalidade, ela substitui a antiga marca, no ano de aniversário de 40 anos da entidade.
Durante o evento na Escola de Negócios Trevisan, em São Paulo (SP), a nova marca foi apresentada para alunos, dirigentes de outras entidades, profissionais do mercado de negócios do esporte, imprensa e membros da comunidade do tênis de mesa.
“Nesta proposta, utilizamos as cores da Bandeira Nacional, presente na maioria das outras marcas esportivas. A nova marca faz referência ao desenho da Bandeira, de forma estilizada. O traço em amarelo faz referência ao movimento da bola ao tocar na mesa, ação de uma jogada de ataque ou ace, sugerindo que foi ponto. Símbolo também referente à um “check”, algo concluído. Os formatos em azul e em verde representam a mesa em perspectiva, para dar a noção de velocidade e força. Também adotamos o nome “Tênis de Mesa Brasil”, para uso promocional do tênis de mesa vinculado à entidade”, explica Karen Saji, responsável pela criação da nova marca.
Segundo a designer, a nova identidade remete a características do tênis de mesa, como dinamismo, modernidade, velocidade e agilidade, somado a características que gostaríamos de representar em uma marca, como brasilidade, solidez, positividade e constante movimento.
Na ocasião, o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o CEO da entidade, Geraldo Campestrini, apresentaram o planejamento estratégico da CBTM para o desenvolvimento da modalidade no país. O processo começou em 2009, com a criação da “Rota do Alto Nível”, que tirou o tênis de mesa de uma posição periférica no cenário mundial para um patamar bem maior, inclusive com a presença de um atleta no Top 10 do ranking mundial (o carioca Hugo Calderano).
Nesta nova fase, o objetivo é chegar ao nível máximo de excelência em gestão e governança, além da massificação do tênis de mesa com a intenção de manter o crescimento da modalidade no cenário internacional.
“Além de buscarmos evoluir ainda mais na área de governança, queremos estruturar o tênis de mesa de forma a criar um mercado consumidor para marcas e produtos. Pretendemos investir cada vez mais no tênis de mesa como forma de lazer, fazendo com que as pessoas se apaixonem pelo esporte e possam também procurar a modalidade em alto nível”, explica Campestrini.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa foi fundada em 30 de maio de 1979. Responsável pela gestão da modalidade no país, foi eleita pela Sou do Esporte como a segunda melhor confederação esportiva em ações de governança na temporada 2018.