Único atleta não-oriental a chegar nas quartas de final do torneio individual masculino do Aberto do Japão de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano se despediu da competição na madrugada deste sábado (15). Ele foi superado pelo taiwanês Lin Yun-Ju, 20° colocado no ranking mundial, por 4 a 0 (11/13, 9/11, 7/11 e 10/12), em Sapporo. Este foi o melhor desempenho de Calderano em eventos platinum do Circuito Mundial na temporada 2019.
O primeiro set já mostrou que Hugo não teria vida fácil na partida. Extremamente equilibrado, foi muito disputado do início ao fim, com o jovem taiwanês, canhoto, de apenas 17 anos, ganhando por 13 a 11. Calderano voltou melhor para o segundo set, encaixou melhor seu jogo e chegou a estar vencendo por 8 a 4. Mas acabou permitindo a virada, ficando com desvantagem de 2 a 0 em parciais.
No terceiro set, tudo desandou para o brasileiro. Errando muito, Calderano chegou a estar com 8 a 0 contra no marcador. A reação aconteceu, ainda na terceira parcial, mas não foi suficiente para a virada, com Yun-Ju abrindo 3 a 0.
Sem alternativas, Calderano precisava arriscar tudo no quarto set, pois já não tinha nenhuma margem de erro. Tentou de todas as formas, mas não conseguia impor seu jogo, com o adversário continuando a dominar a partida.
Com 7 a 4 contra, o técnico Jean-René Mounie pediu tempo, para tentar reverter o quadro. O brasileiro manteve-se vivo e o técnico adversário também parou a partida, quando o placar já apontava 9 a 7. Calderano chegou a encaixar alguns contra-ataques, empatou o jogo, mas acabou permitindo que Yun-Ju fechasse em 12 a 10.
Calderano agora terá um pequeno tempo de descanso. A próxima competição platinum do Circuito Mundial será o Aberto da Austrália, em Geelong. As fases preliminares terão início no dia 9 de julho, com o brasileiro estreando no individual no dia 11, já na chave principal. Este será o último torneio internacional dele antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, onde buscará o bicampeonato individual e por equipes de tênis de mesa.