As brasileiras Calorine Kumahara e Jéssica Yamada venceram a segunda pelo Aberto da Croácia de tênis de mesa e se classificaram nesta quarta (15) para o torneio eliminatório da competição individual. Lá se juntam à pré-classificada Bruna Takahashi, cabeça de chave número 12. No Sub-21, Bruna Takahashi foi eliminada.
Ainda nesta quarta-feira, no torneio de duplas feminino, Bruna Takahashi e Jéssica Yamada venceram os dois duelos do qualificatório e se classificaram para a chave principal.
Jéssica Yamada jogou primeiro e venceu a eslovena Ana Tofant por 3 games a 2, de virada. Ana Tofant venceu o primeiro por 11/9, mas Yamada conseguiu dar a resposta logo a seguir em um game decisivo para a partida. Fez dramáticos 13 a 11. Se perdesse, teria de buscar um 0/2.
A brasileira entrou com moral no terceiro game e venceu por 11 a 6, mas Ana Tofant não estava morta. Fez 11/5 no quarto e levou a decisão para o quinto, onde Jéssica Yamada prevaleceu com 11/6.
A partida foi a última do triangular no Grupo 18, válido pela fase inicial do Aberto da Croácia de tênis de mesa. Ambas as mesatenistas vinham de vitória sobre a outra integrante da chave, a turca Pembe Ozkaya.
Calorine Kumahara vence batalha
Em outro duelo do dia envolvendo brasileiras, Calorine Kumahara enfrentou a russa Olga Vorobeva, pelo Grupo 25. A situação do triangular era bem parecida com a do grupo da Yamada. Tanto Kumahara quanto Vorobeva se enfrentaram na terceira e última parida da chave após vencerem a outra integrante, também turca, Ece Harac.
O duelo entre a brasileira e a russa foi em cinco games bem disputados. A brasileira saiu vencendo por 11/9, mas tomou a virada em um duplo 11/7. Os dois últimos games, vencidos por Calorine Kumahara, foram bem emocionantes. Primeiro a brasileira fez 12/10 para se manter viva no jogo e levar a decisão para a última parcial. Lá fez 13/11 e garantiu sua vaga. Na primeia fase do eliminatório enfrenta croata Mateja Jeger.
Brasileiras seguem em frente nas duplas
Após se garantir no individual, Jéssica Yamada disputou o torneio qualificatório de duplas ao lado de Bruna Takahashi. Elas venceram as duas partidas do dia e se classificaram para a chave principal do torneio.
Primeiro passaram pela grega Elisavet Terpou e a romena Arina Singeorzan por 3 a 0, com 11/8, 11/5 e 11/9 mas parciais. Depois superaram as francesas Audrey Zarif e Pauline Chasselin de virada, em quatro games: 10/12, 11/9 e um duplo 11/8.
“Havíamos perdido por 3 a 2 para uma dupla francesa no Aberto da Eslovênia. Então, foi uma espécia de revanche. Apesar de não ter sido a mesma dupla, eram jogadoras bem fortes”, contou Jessica.
No eliminatório pegam a norueguesa Wenting Ma e a romena Elizabeta Samara.
Bruna Takahashi cai na Sub-21
Ainda nesta quarta, Bruna Takahashi disputou também o Sub-21 individual, já pelo torneio eliminatório. Ela passou pela primeira partida, na rodada dos 32, pela tailandesa Jinnipa Sawettabut por 3 a 1, com 11/4, 9/11, 11/4 e 11/9 nas parciais.
Na rodada seguinte, porém, Bruna Takahashi caiu para a romena Andina Diaconu em cinco games. A brasileira venceu o primeiro por 11/6, tomou a virada com 11/9 e 14/2, e empatou o duelo com 11/8. O game desempate, porém, ficou com a adversária por 11 a 3.
No torneio adulto, ela estreia contra a tailandesa Nanthana Komwong.