O Brasil terá quatro cabeças de chave no Aberto da Eslovênia, competição nível challenge do Circuito Mundial de Tênis de Mesa que começa nesta quarta-feira (8), em Otocec. No total são seis representantes do país na disputa, dentre eles Gustavo Tsuboi.
No torneio individual masculino, Gustavo Tsuboi é cabeça de chave número 3, Eric Jouti é o 10, e Vitor Ishiy o 25 no naipe masculino. No feminino, Bruna Takahashi é a 10ª cabeça de chave. Além disso, nas duplas, Tsuboi e Jouti são os cabeças de chave número 1. Bruna também participa do torneio sub-21.
O torneio é uma boa oportunidade de crescer no ranking mundial, além de se preparar para os torneios subsequentes mais fortes, como os Jogos Pan-Americanos, onde o Brasil defende a hegemonia nas Américas.
Eric Jouti é um destes exemplos. Após a participação no Mundial, ele pulou da 74ª para a 68ª colocação no ranking mundial, sua melhor posição na carreira. O atleta está animado com a possibilidade de repetir a boa participação do ano passado, quando chegou nas quartas de final, ficando bem próximo de uma medalha. Além dele, Gustavo Tsuboi também parou na mesma fase do Aberto da Eslovênia de tênis de mesa.
“Esses torneios que acontecem na sequência são muito bons para manter o ritmo de jogo. A motivação sempre é a mesma de querer aprender e melhorar cada vez mais. Espero fazer bons jogos e chegar o mais longe possível. Ano passado fiz um belo torneio, chegando nas quartas de final, e espero ir melhor dessa vez”, projeta Jouti.
Nesta quarta-feira, três atletas entram em ação. No feminino, pelo grupo 10, Caroline Kumahara enfrenta a croata Ivana Tubikanec, às 4h (de Brasília), enquanto Jessica Yamada tem como adversária a eslovena Ursska Chokelj, às 10h, pelo grupo 22. Bruna Takahashi enfrenta a eslovena Lea Paulin, às 13h20, pela fase de 64 do torneio Sub-21.